Conteúdos
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1 - Apresentação da ação de formação: programa, objetivos e metodologias - 1 hora.
2 - Introdução: O conceito (histórico e cultural) de jogo e de gamificação - 2 horas.
3 - O jogo na Literatura - 1 hora.
4 - O 'Jogo Politico' - 1 hora.
5 - Os jogos da vida: a vida como um jogo através dos tempos - 1 hora .
6 - O jogo, conceito desportivo. O caso do Futebol - 1 hora.
7 - Jogo e o debate politica à volta do jogo no séc. XIX-XX - 1 hora.
8 - O jogo do homem e o jogo do mundo - 1 hora.
9 - Jogos Populares - 1 hora.
10 - Jogos virtuais e a didática da História/ GAMIFICAÇÃO - 1 hora.
11 - Estratégias de guerra - 1 hora.
12 - ARS GRATIA ARTIS?O Lúdico e o lúcido no cinema - 1hora.
13 - Jogo dos espaços na arquitetura - 1 hora.
14 - Encerramento e Avaliação da ação de formação
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Razões
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Esta ação de formação resulta da disponibilidade de um conjunto de investigadores e de professores universitários de áreas do conhecimento tão dispares como da História, da Sociologia, da Cultura, da Política, da Ciência, da Educação, das utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, da arte, e de outras áreas do conhecimento relacionais, os quais se disponibilizaram a partilhar e socializar com os docentes dos ensinos básico e secundário o resultado das suas investigações e publicações científicas.
O que se pretende com este curso, a realizar de forma intensiva, com recurso à participação dos investigadores que colaboraram na construção e socialização deste programa, é disponibilizar a todos os docentes participantes um conjunto transversal, inovador e inédito de informação histórica, cultural, social, científica, antropológica, didática e lúdica sobre o estado das temáticas “do jogo, e dos jogos”, de modo a que essa informação possa ser utilizada, de modo transversal e interdisciplinar, nas respetivas práticas letivas transferindo-as, assim, para o processo de ensino-aprendizagem.
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Efeitos
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- Sistematizar o estado da arte das temáticas do jogo, na sua relação com a História, com a Economia, com o Ensino e com as Mentalidades;
- Problematizar as questões empíricas diretamente relacionadas com as temáticas do 'jogo-, visto, analisado e interpretado através dos tempos;
- Sistematizar problemáticas sobre a temática do 'jogo' nas suas múltiplas acepções;
- Conhecer as possíveis áreas privilegiadas de intervenção educativa na relação do “jogo” com a História (soceitais, mentais e culturais);
- Aferir balanços possíveis e passíveis de aplicação transversal das temáticas do jogo(gamificação), nas práticas profissionais dos docentes;
- Desenvolver novas competências letivas com recurso aos conhecimentos apreendidos nesta ação de formação;
- Perspetivar novas abordagens multidisciplinares na e para a prática letiva.
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Avaliação dos formandos
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Cada formando elaborará um relatório individual escrito, inédito, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua(n.º 3 do artigo 20.º) e em conformidade com o Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio.Ter-se- á ainda em consideração as cartas circulares do CCPFC e o Regulamento Interno do CFAE nas questões relacionadas com a avaliação e certificação da formação contínua certificada pelo CCPFC.
Distribuição dos pesos sobre as diversas componentes da formação de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: 10% Assiduidade; Trabalho Presencial 40%; Documento de Reflexão Crítica 50%.
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