Conteúdos
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Apresentação da ação - 1 hora
Módulo 1. Estabelecimentos prisionais em Portugal, 2015. Serviços de leitura e biblioteca. Escola na prisão.- 2 horas
Módulo 2. Bibliotecas prisionais. Guidelines IFLA, 2005. Guidelines das Bibliotecas Escolares, 2015. - 3 horas
Módulo 3. Leitura e mediação leitora em contexto prisional. - 8 horas.
Módulo 4. Estratégias promotoras de leitura e literacia. - 10 horas
Encerramento e Avaliação da ação de formação - 1 hora.
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Razões
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A população prisional em Portugal tem vindo a aumentar em número. Muitas escolas em todo o país desenvolvem ensino em prisões, escasseando as ofertas de formação para os professores envolvidos. Alguns centros de formação têm vindo a identificar esta necessidade, por estarem mais próximos de estabelecimentos prisionais, como, por exemplo, Lisboa, Cascais, Bragança, Évora, Porto, Faro e Ponta Delgada
A Biblioteca prisional tem um papel muito importante na aprendizagem ao longo da vida, e pode ser um recurso valioso em estratégias letivas, ao mesmo tempo que, com a biblioteca pública, constitui um parceiro a ter em conta pelas bibliotecas escolares.
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Efeitos
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1.Atualizar informação sobre estabelecimentos prisionais, bibliotecas prisionais e escola em contexto prisional;
2.Sensibilizar para o valor educativo da mediação leitora, da promoção da leitura e das bibliotecas em contexto prisional, numa perspetiva inclusiva;
3.Promover estratégias educativas de cooperação interbibliotecas – biblioteca escolar, biblioteca pública, biblioteca prisional – sustentáveis quer da educação formal quer da aprendizagem ao longo da vida de reclusos/as;
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Avaliação dos formandos
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Relatório individual, crítico, ou uma proposta de intervenção pedagógico-didática, no âmbito dos conteúdos da ação de formação, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua dos Professores e com as cartas circulares sobre a avaliação da formação contínua dos docentes, emanadas pelo CCPFC e outras entidades tutelares do Ministério da Educação.
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