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01ND2017 - Comunicação Assertiva em Meio Escolar

Bilhetes disponiveis:

Ilimitado 01ND2017 (Grátis)

 

 

 

 

8. RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO EM FUNÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES DA ENTIDADE PROPONENTE

 

Todos os  Agrupamento de Escolas valorizam a componente de formação dos seus profissionais, docentes e assistentes

operacionais.

Os assistentes operacionais são membros integrantes e ativos da comunidade escolar. O desempenho das suas funções

requer que interajam na escola, tanto com os professores como com os alunos e demais membros da comunidade. Alguns autores

 reforçam o papel dos assistentes operacionais nas escolas, uma vez que supervisionam espaços e tempos de conflito potencial,

como é o caso dos recreios e refeitórios. Como tal, a valorização pessoal e profissional dos assistentes operacionais é de extrema

importância, uma vez que lidam diretamente com as crianças e com os jovens, acompanhando-os em atividades escolares diárias.

Os Agrupamentos de Escolas  recebem alunos de contextos familiares e sociais muito variados, sendo que a maioria dos

 encarregados de educação possuem como habilitação académica o 9º ano ou inferior. Assim, foi sempre imperioso realizar um Plano

Anual de Atividades cultural, cientifica e socialmente diverso e enriquecedor, exigindo percorrer espaços geográficos diferentes,

onde os  assistentes operacionais são chamados a intervir.

Comunicar torna-se uma arte ao aplicarmos as técnicas de comunicação assertiva no quotidiano organizacional.As posturas e o olhar dizem mais sobre as intenções

  do que as palavras e todas as técnicas, bem combinadas,são essenciais para se transmitir a mensagem desejada aos  alunos e resolver potenciais conflitos.

9. JUSTIFICAÇÃO DA AÇÃO EM FUNÇÃO DOS DESTINATÁRIOS

Os Agrupamentos de Escolas associados realizam anualmente, no 1º período, o levantamento de necessidades de

 formação dos assistentes operacionais.O tema Comunicação Assertiva em Meio Escolar surge como primeira opção de

formação, unanimemente considerado como muito importante e necessário.

Nas escolas, o espaço de intervenção dos assistentes operacionais é muito diversificado (interior e exterior)), e o público

 também exige diferenças de atuação. Saber comunicar de forma eficaz e saber resolver conflitos, usando uma boa capacidade de

comunicação, é fundamental pois, os assistentes operacionais:• estão muitas horas com as crianças;• podem ser os responsáveis por

supervisionar as atividades que decorrem no final do dia escolar, altura em que todos (adultos e crianças) estão mais cansados;

• supervisionam situações de atividade mais livre, como os recreios e os refeitórios; • podem supervisionar salas de aula e/ou salas de

 estudo na ausência do professor responsável.

10. OBJETIVOS A ATINGIR

Objetivo geral:

• desenvolver nos participantes competências inerentes a uma comunicação assertiva.

Objetivos específicos:

• identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo comunicacional;

• comunicar com diferentes interlocutores;

• desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis;

• identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos assertivos.

 

Lista de Formandos Não Admitidos

 

Lista Formandos Admitidos

  • Patricia Santos Rasteiro Clara
  • Lígia Cristina Silvia Franco Chagas 9944919
  • Zita Maria Trindade Silva 10167321
  • Emília Do Carmo Pereira Bruno
  • Ana Isabel Correia Ferreira Pereira Rainha 10675426
  • Maria Rita Engenheiro Neto Ferreira
  • Fernanda Maria Salvador Ferreira Caetano
  • Maria Ema Franco Silva
  • Paulo Jorge Ferreira Martinho
  • Isabel Maria Barata Borges Chagas
  • Esmeralda Maria Constantino da Costa
  • Clara Maria Oliveira Bilhau
  • Sonia Margarida Santos Silva
  • Beatriz Maria Lopes Dias Pereira
  • Carla Conceição Faria Lopes Ferreira
  • Maria Isabel Marques Marçalo
  • Isabel Maria Inácio Correia
  • Lina Maria Nunes Moreira Pereira
  • Daniel Teofilo Catarino
  • Paulo João Jesus Costa
  • Maria Goretti Ferreira vale Nove
  • Filipa Alexandra De Goulão Pereira Cabaços
  • José Luciano Garcia Ribeiro

 

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