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Número da Ação

 07NF2018

Registo de acreditação

CCPFC/ - Modalidade: Curso de Formação

Duração e Créditos

Horas Presenciais: 25 horas

Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas

Total de Créditos: 1 Crédito

Formadores responsáveis

ANA PAULA MENDES DE ABREU ANTÓNIO e especialistas convidados no âmbito dos temas abordados

Destinatários

1.Professores dos Grupos:

- Educação Especial

- Restantes Grupos de docência

Nº de Formandos: 25 

 

Inscrição e Critérios de seleção

Prioridade 1 - 910, 920 e 930;

Prioridade 2 – restantes grupos de docência AE Raul Proença;

Prioridade 3 – grupos de docência de outros Agrupamentos de Escolas.

 Inscrições até ao dia 19 de outubro

Conteúdos

1.ª sessão – 24 de out. 2018

17:00h - Apresentação da ação/Intervenções iniciais (1h);

17:30h – “O desafio da multiculturalidade” (1h);

18:30 – “As autarquias e a escola inclusiva”, seguido de debate (1,5h).

2.ª Sessão – 31 de out. 2018

17.00h – “Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho – o que realmente muda?” - 3,5h.

3.ª Sessão – 07 de nov. 2018

17.00h – “Design Inclusivo” - 3,5h.

4.ª Sessão - 14 de nov. 2018    

17.00h –- “Breve iniciação ao mundo dos tutoriais” - 3,5h.

5.ª Sessão – 21 de nov. 2018

17.00h – “O projecto Khan Academy – novas formas de aprender” - 3,5h.

6.ª Sessão – 28 de nov. 2018

17.00h – “Apps para novas formas de avaliar” - 3,5h.

7.ª Sessão – 05 de dez. 2018

17.00h – “Da Teoria à Prática – aplicação de conteúdos da ação a situações concretas” - 3h.

             – Avaliação - 1h.

Razões

A necessidade de:

-dar resposta ao desafio da inclusão lançado a propósito da nova legislação publicada sobre a matéria;

-saber organizar os recursos físicos e humanos existentes na escola de forma a propiciar ambientes motivadores da inclusão;

- incluir as TIC como estratégia preferencial na Educação Especial;

-refletir sobre as alterações que um novo paradigma social e educativo implica.

 

Efeitos

•contribuir para a reorganização da escola face às novas exigências;

•produzir alterações positivas no procedimento dos diversos atores na escola no domínio da gestão de equipas multidisciplinares;

•sensibilizar a comunidade escolar para as especificidades do processo ensino-aprendizagem no domínio da Educação Especial;

•potenciar as competências dos docentes e contribuir para a melhoria das aprendizagens.

 

Avaliação dos formandos

-Relatório Final individual

-Trabalho presencial (última sessão)

Calendarização/

Horário

Outubro/Novembro/Dezembro de 2018

17:00h – 20:30h (exceto a última sessão que termina às 21:00).

   

Local de realização

EB de Santo Onofre, sala Espaço +, Caldas da Rainha

 

 

 

 

Lista de Formandos Não Admitidos

 

Lista Formandos Admitidos

  • José Joaquim Santos De Vila Carvalho
  • Margarida Maria Ferreira Marques
  • Sofia Antónia Leal Marques
  • Lina Maria Marques Gomes Nunes Andrade
  • Ana Paula Pereira Nepomuceno
  • Sílvia Maria Rodrigues Simões
  • Rosa Maria Afonso Pereira Brochado
  • Cristina Teófilo Catarino Jorge
  • Teresa do Rosário Maio Alexandre Olhero
  • Matilde Piedade Geraldes machado
  • maria leonor vieira pereira
  • Maria Paula Ferreira Fernandes
  • Sofia Pires da Silva Mascarenhas de Menezes
  • Maria Helena da Silva Maia
  • Florência Maria Botelho Ramos
  • Ana Maria Feliciano dos Santos Moniz
  • Lígia Maria Dias Sousa Silva
  • Rui Jorge Ribeiro Gineto
  • Graciela Lila Miranda Mendes
  • Ana paula marques tavares
  • Dina Teresa Batista Brilha
  • Alexandrina Maria Afonso Lourenço
  • maria isabel cardoso de oliveira carneiro
  • Dina do Carmo Miranda da Cruz
  • Judite Manuela Rebolho Rodrigues da Silva
  • Catarina Maria Laureano Dinis Tejo
  • Célia Maria Penas Gens


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