1ª Sessão (3h – sala de aula)
Apresentação da ação. Explicação sobre a metodologia de trabalho proposta no contexto da ação, e sobre a filosofia de trabalho que deverá ser usada com os alunos, tendo por base o perfil o aluno para o século XXI.
Tema 1 - Como é o oceano? Características físico-químicas do oceano, biodiversidade marinha, geografia costeira e subaquática.
Tema 2 - O que dá o oceano? Importância do oceano como prestador de bens e serviços.
2ª Sessão (3h – sala de aula)
Apresentação dos temas da sessão, através de um case study (abordagem interdisciplinar e multiperspetiva). Promoção de atividades de debate e role-playing.
Tema 3 - Nós e o oceano Compreender a importância do oceano para o Homem, na componente mais lúdica e cultural, através dos seus valores imateriais e cénicos. Explorar a nossa relação com o mar nestas perspetivas.
Tema 4 - História do oceano Compreender a origem da vida há 3.6 mil milhões de anos no oceano e em que medida o oceano influenciou a estrutura civilizacional da humanidade, desde as grandes migrações às glaciações e à época dos descobrimentos.
Tema 5 - Portugal e o oceano Enquadramento geográfico e geoestratégico, importância do mar de Portugal e da extensão da plataforma continental.
3ª Sessão (3h – sala de aula)
Dinâmica de grupo para explorar os temas da sessão, tendo como objetivo definir uma proposta de atividades a desenvolver com os alunos, para divulgar junto da comunidade local.
Tema 6 - Quanto vale o oceano? Compreender o valor económico dos bens e serviços prestados pelo oceano (capital natural, biotecnologia azul, energias renováveis, extração de minérios, transportes marítimos, exploração dos recursos marinhos, aquicultura, produção de algas).
Tema 7 - Quem é o dono do oceano? Compreender quais são os instrumentos nacionais e internacionais de planeamento da interface terra-mar e do uso do mar (Programas Nacionais/regionais da Política de Ordenamento de Território e convenções internacionais).
Tema 8 – Como protejo o oceano? Identificar as principais ameaças ao oceano (Tipos de poluição: lixo marinho, sonora, química; alterações climáticas – aquecimento global e acidificação do oceano. Espécies exóticas invasoras, Destruição e degradação de habitats, Comércio ilegal de espécies marinhas, Sobre-exploração dos recursos marinhos).
4ª Sessão (3h – sala de aula)
Apresentação e discussão das propostas de cada grupo e integração de todas as vertentes de forma a criar um plano estratégico de atuação, a ser aplicado no contexto escolar. Reflexão sobre o que foi aprendido durante a formação; aplicabilidade efetiva no contexto escolar.
Tema 8 – O que há por descobrir no oceano? Compreender a importância da evolução tecnológica para o avanço da oceanografia. Explicar as interações entre ciência e sociedade. Compreender a natureza transitória do conhecimento científico. Elucidar em que medida as profissões do futuro irão mudar (relacionadas com o mar).
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