Sitio

02ND2019 - Folio Educa 2019 - O Tempo e O Medo. Leitura, Literatura, Educação e Bibliotecas

{tab=Programa|bue}

V Seminário Internacional Folio Educa

O TEMPO E O MEDO. LEITURA, LITERATURA, EDUCAÇÃO E BIBLIOTECAS

O Tempo e o Medo. Pensar adiante em tempos duros, por futuros mais brilhante para todos, sobre educação, leitura, literacia, literatura, bibliotecas, escolas.

Time and Fear. Thinking further on education, reading, literacy, literature, schools, libraries, facing hard times for brighter futures for all.

Com CF Centro Oeste

Óbidos, 12.10.2019 e 13.10.2019

Formação creditada. Formadores: José Saro, Lucília Santos, Maria José Vitorino (Laredo Associação Cultural)

PROGRAMA

12.OUTUBRO, SÁBADO

Manhã – Auditório Municipal Casa da Música

Interpretação simultânea português/inglês Manuel Sant’Iago Ribeiro, Lara Duarte

09.00 Acolhimento

09.30 Abertura. Representantes de CMO, Curadoria Folio Educa, CFCO, DGLAB, RBE, PNL, Laredo, Ministério da Educação- Secretário de Estado da Educação

10.00 Desafio de Leitura. Palavra. André E. Teodósio, Teatro Praga

10.15 Porque devemos andar espantados por existir? Uma perspectiva da CiênciaConferência. Francisco Dionísio (Fac. Ciências da Univ. Nova de Lisboa)

11.15 Intervalo

12.00 As aventuras de João Sem Medo, livro de partida para criar. Painel. Elisama Oliveira (ESE Porto), Paula Pinto (sentidos ilimitados, Associação Cultural – projeto Compota “Coragem”, 2019), André Marques (Dancenter – projecto TRANÇA, Lamego e Aveiro, 2019), modera Ana Bela Martins (Voluntários de Leitura)

Resumo:  José Gomes Ferreira criou um romance que ainda hoje nos desafia. Por coincidência, em 2018 duas companhias diferentes, em dois pontos do país, em parceria com escolas e outras entidades, trabalharam a leitura deste livro com a Dança. Artes e educação, literatura, medo e coragem, escola e fora da escola, um debate do nosso tempo.

13.30 Desafio de Leitura. Música. Academia de Música de Óbidos

13.45 Almoço

Tarde – Biblioteca Municipal, Livraria da Adega, Museu Abílio, Galeria Nova Ogiva

15.00 Oficinas

Inscrição prévia, sujeita à lotação de cada oficina

1. Sem medo de fazer perguntas : uma estratégia para pensar e aprenderIsabel Mendinhos

Museu Paroquial de Óbidos

Resumo: A técnica de formulação de perguntas é uma estratégia desenvolvida e testada por Dan Rothstein e Luz Santana, autores do livro Make just one change : teach students to ask their own questions (2011). Trata-se de uma capacidade raramente ensinada e que permite que os alunos exercitem o pensamento crítico e se apropriem do seu processo de aprendizagem. Transposta da biblioteca para a vida pessoal, social, profissional, torna-se uma ferramenta valiosa, num mundo cada vez mais exigente no que toca às competências críticas. Nesta oficina, depois de uma panorâmica geral sobre a literacia da informação e a forma como é abordada no referencial “Aprender com a biblioteca escolar”, será examinada a estratégia das boas perguntas, experimentada depois através de exercícios práticos. Estes serão semelhantes aos que professores bibliotecários e outros docentes poderão realizar com os alunos para fomentarem a motivação, o pensamento crítico e a qualidade das pesquisas realizadas.

2. Oficina CorpoPaula Pinto e Ângelo Cid Neto (sentidos ilimitados, Associação Cultural – projeto Compota “Coragem”, 2019)

Espaço Ó (1º andar)

Resumo: Oficina para Professores do Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos, de Educação Especial, Professores Bibliotecários e todos os interessados no trabalho de Corpo em diálogo com a Literatura. Centra-se na importância do movimento nos processos pedagógicos, na criatividade e no trabalho colaborativo. Com uma forte componente prática, a oficina facilita ferramentas para o trabalho com os alunos em sala de aula. Propomo-nos: (1) Proporcionar aos professores momentos de exploração e apropriação de técnicas criativas, visando a realização de práticas expressivas na sala de aula; (2) Sensibilizar os professores para a importância do corpo no contexto pedagógico; (3) Vivenciar e elencar conceitos-chave do e pelo corpo; (4) Planificar e implementar um processo criativo em contexto pedagógico; (5) Articular as diferentes formas artísticas.

Os participantes deverão vestir roupa e calçado confortável.

3. Processo Criativo - Teresa Granho (Dancenter)

Antiga Escola Primária de Óbidos

Resumo: Escrito em 1933 por José Gomes Ferreira, As Aventuras de João sem Medo é um livro que concilia o universo do fantástico com a sátira à sociedade, abordando sobretudo temas relacionados com o comportamento humano. O acto de se lamentar, de cair no lugar comum, de generalizar a desgraça, de alimentar crenças limitadores, é muito atual e muito Português. Trabalhar este livro é sobretudo uma forma de revermos atitudes e comportamentos que são, eles próprios, padrões que se propagam pela sociedade. Queremos que este livro represente um ganho de consciência e um passo para o autoconhecimento. Paralelamente, é importante trabalharmos temas que fujam eles próprios do cliché e que nos permitam aventurar-nos pelo universo literário Português. Estudar e interpretar uma obra de um autor Português é reconhecer a grandiosidade da nossa literatura e valorizar a nossa língua, hábitos e costumes. Esta é uma forma de também defender o nosso património cultural e artístico.

Os participantes deverão vestir roupa e calçado confortável.

4. PIM!  Para Imaginar o Mundo. Folio Ilustra 2019Mafalda Milhões

Galeria Nova Ogiva

Resumo: Visita guiada à Exposição patente na Galeria Ogiva, que permanecerá aberta ao público até final de Dezembro de 2019. Os autores e ilustradores sentem a mudança do mundo e mexem-se com ele. Em vez de pararem, saltam, e dão-nos a certeza de que nunca estamos sós

5. Ler Mais no 1.º ciclo- da teoria à prática-RRBE Açores. Equipa de Coordenação da RRBE Açores: Luzia Borges, Alexandrina Raposo e Fátima Sousa

Livraria Artes e Letras

Resumo: Este projeto surge da necessidade de motivar e incutir, nos alunos, o gosto e o hábito de ler e tem como finalidade desenvolver as competências previstas no «ProSucesso», no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e no Referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar» e incide, essencialmente, junto de alunos do 2.º ano de escolaridade.  Metodologia do Workshop: Apresentação e enquadramento do Projeto. Exploração da obra A noite dos animais inventados, de David Machado, através do conto e reconto, mobilizando recursos como Kahoot e Mentimenter. Dinâmica de grupo: Laboratório de emoções.   

6. Fake News: nascem do medo, fabricam o medo. Como combatê-las. - Equipa do Projeto Literacia para os Media e Jornalismo, Miguel Crespo (Investigador e Jornalista) e Susana Tavares (Direção-Geral da Educação)

Museu Municipal Abílio de Mattos e Silva

Resumo: Perante o panorama mediático atual, onde a omnipresença dos media e dos mecanismos tecnológicos tem uma forte tendência para se afirmar, a necessidade de capacitar professores e alunos para um consumo informado e crítico dos conteúdos difundidos pelos meios de comunicação social é uma das prioridades do Ministério da Educação. Preparar as futuras gerações para a apreensão crítica da informação num mundo crescentemente mediatizado, é não só uma necessidade, mas um direito humano fundamental. Assim, o projeto Literacia para os Media e jornalismo, enquadra-se numa lógica de Educação para a Cidadania, integrando-se nos novos desafios e medidas políticas educativas atuais. Concebido por jornalistas e académicos da área da comunicação, dirigido a professores, o projeto resulta de um protocolo entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação. Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, financiado pela Direção-Geral da Educação (Ministério da Educação) e pelo Cenjor (com recurso a verbas do Ministério da Cultura), depois do projeto piloto levado a cabo no ano letivo 2018-2019, o programa será agora alargado a um maior número de regiões educativas do país. Na sequência deste projeto, a sessão a realizar em Óbidos irá focar-se no problema das notícias falsificadas e como combatê-las.

18.00 Fim das Oficinas do Seminário

13.OUTUBRO, DOMINGO

Manhã – Casa da Música

Interpretação simultânea português/inglês Manuel Sant’Iago Ribeiro, Lara Duarte

10.00 Desafio de Leitura. Música, Academia de Música de Óbidos

10.15 Capacitação de profissionais para equipas nas bibliotecas – medo, literatura, leitura, bibliotecasPainel. Mihaela Banek Zorica (Croácia), Ana Novo (Portugal, Univ. Aberta),Nicolau Borges (CFCO);, Manuela Silva (RBE),  modera Maria José Vitorino (Curadoria Folio Educa)

10.45 Intervalo

11.00 School Libraries and the Journey Ahead: Place, Space and SafeConferência. Ross Todd. Apresenta Isabel Mendinhos

Resumo:

Numa era de informação de fake news, banindo a verdade, e a supressão de ideias numa paisagem de informação, tecnológica, em mudança constante, o que nos espera? Nesta comunicação apresentam-se perspetivas e desafios em algumas das águas desconhecidas que enfrentamos. O que centra nas bibliotecas escolares com sentido de lugar, propósito e comunidade num contexto de informação turbulento o desenvolvimento de espaços críticos, reflexivos e cognitivos, que garantam aos nossos jovens vidas seguras nos seus ambientes online, em expansão. Uma coisa é certa: temos de dispor de coragem profissional, intelectual e social para vivermos os nossos valores, éticos e práticos, empenhando-nos em lideranças sustentáveis, que encorajam e alimentem. O futuro é nosso para o criarmos.

Abstract:

In an information era of fake news, banishing truth, the suppression of ideas and a constantly changing information and technological landscape, what lies ahead? This address will provide insights and challenges into some of the unknown waters ahead. These center on school libraries with a sense of place, purpose and community in a turbulent information landscape, the development of critical, reflective and cognitive spaces, and ensuring our young people live safe lives in their increasingly online environments. One thing is certain: we have to have professional, intellectual and social courage to live our values, ethics and practices, and engaging in leadership that is sustaining, encouraging and nourishing. The future is ours to create.

12.00 Desafio de Leitura. Se não queres não grites! CLeVA Coro de Leitura em Voz Alta de Alcochete

Resumo: O CLeVA, Coro de Leitura em Voz Alta de Alcochete, um coro poético-cómico, vai desta vez dedicar-se a um assunto sério: A morte! É certo que “À morte ninguém escapa” mas nós vamos usar tudo o que pudermos para a manter o mais afastada possível. Gritamos pragas e esconjuros, dizemos poesia, fazemos teatro e “o diabo a sete”, o que for preciso para a manter ao largo. Será que conseguimos? Certeza temos que a diversão não vai faltar. Será que a morte tem sentido de humor?

12.30 Encerramento formal

13.00 Almoço

Tarde – Todos os locais do FOLIO

14.30 Sessão de esclarecimento – guião exploratório e metodologias da formação creditada. José Saro, Lucília Santos

Casa da Música

15.30-19.30 Percursos autónomos com guião exploratório

Todo o FOLIO

FOLIO EDUCA 2019. Tema Geral do FOLIO 2019 – O tempo e o medo

Ora um dia, farto de tanta chorinquice e de tanta miséria que gelava as casas e cobria os homens de verdete, disse à mãe que, conforme a tradição local, lacrimejava no seu canto de viúva:

– Mãe: não aturo mais isto. Vou saltar o Muro.

A pobre desatou logo aos berros de súplica que abalaram o Céu e a Terra:

– Ah! não vás, não vás, meu filho! Pois não sabes que essa Floresta Maldita está povoada de Canibais Mágicos que se alimentam de sangue de homens? Sim, meu filho, de sangue humano bebido por caveiras. Não vás! Não vás!

E durante horas não cessou de barregar, histérica:

– Ai que não torno a ver o meu rico filhinho! Mas as implorações da mãe não impediram que, na manhã seguinte, João Sem Medo se esgueirasse de Chora -Que -Logo -Bebes e se dirigisse à socapa para o tal Muro que cercava a floresta e onde alguém escrevera este aviso:

É PROIBIDA A ENTRADA

A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

José Gomes Ferreira. As aventuras de João Sem Medo : panfleto mágico em forma de romance. 1ª ed. 1963

Abordagem FOLIO EDUCA 2019

       Valorizar a leitura que ultrapassa a superficial e permite o acesso aos sentidos, à compreensão do texto, incluindo os níveis de inferência e de descodificação pelo contexto e as referências culturais.

       Promover a reflexão de agentes educativos em contextos formais e não formais sobre a Literatura, a Leitura, a Educação, as Bibliotecas, tendo por referência o tema de 2019 O tempo e o medo.

       Divulgar boas práticas e obras literárias de qualidade reconhecida e virtualidade educacional identificável.

       Propiciar experiências de mediação leitora consistentes e inovadoras, com públicos de diversas idades e escolaridades

       Estimular a conversa, a troca de ideias e de perguntas, a criatividade e a colaboração, incluindo entre universos profissionais, cívicos, científicos e artísticos considerados comumente de improvável encontro.

{/tab=Inscrição|bue}

 

 

Registo DGAE |180919

Destinatários: Assistentes Operacionais em exercício de funções nas Bibliotecas Escolares da Região Oeste.

Nº de vagas 20

Ordem de inscrição

Gratuito

Formadores;

José António Videira Saro

Maria Lucília Marques dos Santos

Pessoal Não docente:

FOLIO EDUCA 2019-O TEMPO E O MEDO. LEITURA, LITERATURA, EDUCAÇÃO E BIBLIOTECAS

15 horas

Objetivos a atingir: •Valorizar o trabalho dos assistentes opercionais nas bibliotecas escolares, no apoio à leitura;

•Promover a reflexão de agentes educativos em contextos formais e não formais sobre a Literatura, a Leitura, a Educação, as

Bibliotecas, e o tema de 2019 – O tempo e o medo.

•Divulgar boas práticas e obras literárias de qualidade reconhecida e virtualidade educacional identificável.

•Propiciar experiências de apoio à mediação leitora consistentes e inovadoras, com públicos de diversas idades e escolaridades

•Estimular a conversa, a troca de ideias e de perguntas, a criatividade e a colaboração, incluindo entre universos profissionais, cívicos, científicos e artísticos considerados comumente de improvável encontro.

Conteúdos: 1. apresentação da ação da formação: Objetivos e Metodologias - 1 hora

2. Medo, corpo e ciência. O interesse dos assistentes operacionais e a suas perspetivas - 3 horas

3. O Tempo e o Medo - Livros que interpelam -3 horas

4.Literacias e Leitura - O Tempo e os medos - 4 horas

5.Informação e falas a informação - Literacias - 3 horas

6. Avaliação da ação de formação 1 hora

Tipo de formação: Presencial

 



­