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023A2018 - Implementação e Aplicação do CAF nos Agrupamentos de Escolas

Bilhetes disponiveis:

1 x 023A2018 (Grátis)

Registo Acreditação

CCPFC/ACC-83353/15

Modalidade

Curso de Formação

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Duração / Créditos

50 H / 02 UC

Formadores

Carla Gonçalves

Critérios de seleção

Docentes associados do AE Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha

Conteúdos

1.Apresentação da ação de formação e Introdução à Gestão da Qualidade (3h);1.1.Conceitos;1.2.Modelos; 1.3.Sistemas de gestão da qualidade.

2.A gestão da qualidade nos serviços (6h);2.1.EFQM/CAF; 2.2.SERVQUAL; 2.3.BSC (Balanced Scorecard); 2.4.   A exclusividade formal e a complementaridade prática entre sistemas; 2.5.              Indicadores de desempenho e indicadores de perceção/satisfação: a importância das evidências e das medições.

3.A escola como organização e a educação como serviço (3h);3.1.                Teorias e conceitos;3.2.A escola como organização: do “sistema fracamente acoplado” de Weick, às tipologias de Mintzberg; 3.3.Fatores organizacionais de eficácia educativa: os resultados da investigação internacional

4.A gestão por processos (3h);4.1.Conceito e classificação dos processos organizacionais;4.2.Os processos organizacionais num agrupamento de escolas

5.Investigar para conhecer a realidade do agrupamento (15);5.1.Métodos e técnicas de investigação em educação:5.1.1.A investigação quantitativa: recolha e tratamento de dados com o SPSS: estatística descritiva e teste de hipóteses (técnicas paramétricas e não-paramétricas);5.1.2. A investigação qualitativa: recolha e tratamento de dados: a análise documental, os grupos de discussão e a entrevista: a análise de conteúdo;5.1.3. A construção e validação de questionários;5.2. As “ferramentas” da qualidade na ótica da gestão da qualidade no serviço educativo: diagrama de causa-efeito (Ishikawa), fluxogramas, diagrama de relações, diagrama em árvore e análise SWOT.

6.A aplicação do CAF ao AERBP (16h);6.1.O processo de autoavaliação;6.2.Critérios de meios;6.3.Critérios de resultados;6.4.Sistema de pontuação no CAF;6.5.Planos de melhoria;

7. Autoavaliação vs Avaliação Externa (AE-IGEC) (3h);7.1.           Metodologia da AE-IGEC;7.2.         Quadro de referência da AE-IGEC; 7.3.             Preparação de um quadro de apoio à AE-IGEC, tornando transparente o processo de autoavaliação, seus resultados e impacto.

8.Avaliação da ação de formação.1 hora

Avaliação

Dada a natureza teórico-prática da ação de formação, a avaliação será realizada através da apresentação de um portefólio individual do formando, composto pelos materiais produzidos pelos formandos ao longo da ação. O referido Portfolio será avaliado e classificado conforme o Regulamento Jurídico da Formação Contínua dos Professores e as cartas circulares publicadas pelo CCPFC e pela DGAE sobre a avaliação da formação contínua dos professores.

Calendarização

Início dia 05 de fevereiro, das 17:30h às 20:30h.

Inscrições

Inscrições gratuitas em www.cfaecentro-oeste.pt, até 10 de janeiro de 2018

Local de realização

AE Rafael Bordalo Pinheiro-Caldas da Rainha

 

POCH PT2020 FSE

Lista de Formandos Não Admitidos

 

Lista Formandos Admitidos

  • Michel Pimenta
  • Luisa Maria Amaro Dias
  • Maria De Lurdes Paulo Costa
  • Lila De Fátima Esteves Gomes
  • António José Tavares Da Costa Xavier
  • Jorge Lopes Cera Melro
  • MARIA ISABEL DOS SANTOS ROQUE
  • Maria João Silva De Carvalho Dias
  • Paula Maria Boavida da Silva Ramos
  • Maria João Martins de Sousa Anacleto
  • Anabela Justino Simão
  • Teresa Alexandra Gomes Saramago Ferreira
  • Ana Cibele de Alemida Pinto Cardoso Gunst
  • Susana Joaquina Rebelo Alves Cordeiro
  • Maria da Conceição Abreu Nunes de Almeida Viçoso Reis Vidigal
  • Rosa Maria Cipriano Venâncio
  • Maria Isabel R. Sales H. Pereira
  • Dorabela Maria de Jesus Alves Filipe
  • João Nuno Sousa Neto Costa Campinas


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