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08NF2012 - A Família, o Agrupamento de Escolas e o(s) Património(s)

 

Número da Acção

08NF2012

Registo de acreditação

CCPFC/ACC-69920/12 - Modalidade: Curso de Formação

 

Duração e Créditos

Horas Presenciais: 25 horas

Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas

Total de Créditos: 1 Créditos

Formadores responsáveis

Dóris Santos, Emanuel Vilaça e Sandra Vilaça

 

Destinatários

Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): S/D

Nº de Formandos:

Mínimo: 50 - Máximo: 150

Critérios de selecção

-Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó do Bombarral;
-Por ordem de inscrição, até ao dia 26 de Março de 2012.

 

Conteúdos

1.Apresentação da ação – 1 hora
1.1Objetivos
1.2Metodologias
1.3Ação/Intervenção
2.A Família – 8 horas
2.1. Da Família ao Individuo (Definição e Redifinição do conceito)
2.2 A Família como “Património” (Educação, Saúde, Problemáticas e Recursos);
3. A Escola e o Meio – 14 horas
3.1 O território educativo - caracterização e identificação de recursos patrimoniais;
3.2 Recursos e potencialidades didácticas;
3.3 A metodologia de trabalho de campo com estratégia de sucesso educativo;
3.4 Ação e interacções entre a Família (aluno e o Encarregado de Educação), a Escola (docentes) e o Meio(Património);
4. Encerramento e Avaliação da ação - 2 h

Razões

Esta ação de formação, de carácter temático transversal, enquadra-se na estratégia de definir, através do Projecto Educativo do Agrupamento, uma linha de ação/intervenção formativa centrada nos problemas e nas realidades específicas das Escolas, dos docentes e da sua inter-relação sócio-educativa-cultural com o meio.Pretende-se, assim, implementar práticas inovadoras que associem o tratamento pedagógico-didático das temáticas transversais relacionadas com a Familia e sua interação com o Património(natural e construído).

Efeitos

-Conhecer o Meio Físico, Cultural e Humano
-Dotar os Educadores e Docentes de todos os grupos disciplinares de conhecimentos actualizados sobre o meio envolvente;
-Entender a realidade sociocultural da comunidade educativa envolvente;
-Identificar as problemáticas socioculturais que originam constrangimentos e conflituam com  o sucesso educativo;
-Estabelecer diálogos colaborativos entre a Família, A Escola/Agrupamento e o Património;
-Reconhecer a Família como património decisivo para o sucesso educativo;
-Identificar o Património natural e cultural como recursos pedagógico didácticos passíveis de contribuírem para o sucesso educativo;
-Implementar estratégias de ação /intervenção, apoiadas nos recursos (humanos e patrimoniais) locais.

Avaliação dos formandos

Relatório crítico individual ou, em alternativa, proposta individual de actividade pedagógico-didática, passível de aplicação prática em contexto de sala de aula, centrada nas temáticas da ação, classificada na escala de 1 a 10, conforme RJFCP e cartas circulares do CCPFC e CCPFC/DGRHE.

Distribuição dos pesos sobre as diversas componentes da formação de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: 10% Avaliação Presencial; Trabalho Presencial 40%; Documento de Reflexão Crítica 50%.

Calendarização/

Horário

Início a 28-03-2012 das 09:00 às 18:00.

Local de realização

Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

 



 

 



Formandos Inscritos


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