29NF2012 - A Articulação Vertical e a implementação do novo programa de português do ensino básico – metodologias e práticas
Número da Ação |
29NF2012 |
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Registo de acreditação |
CCPFC/ACC-70524/12 - Modalidade: Oficina de Formação |
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Duração e Créditos |
Horas Presenciais: 25 horas Horas de Trabalho Autónomo: 25 Horas Total de Créditos: 2 Créditos |
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Formadores responsáveis |
João Luís Salgueiro Moreira |
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Destinatários |
Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300 Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300 Nº de Formandos: Mínimo: 10 - Máximo: 20 |
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Critérios de seleção |
1. Docentes do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia
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Conteúdos |
documento que merece uma análise que assente nos seus aspetos conservadores e inovadores. Além disso, visto que o programa da disciplina está organizado por competências, dever-se-á contemplar tempo para a compreensão e produção do oral; leitura; produção e compreensão da escrita e conhecimento explícito da língua. ESTRUTURA DA AÇÃO: 1)COMPONENTE PRESENCIAL: . Apresentação da ação – 1 hora; . Conhecimento dos conceitos-base do programa e enquadramento – 1 hora; . As competências básicas: . compreensão e expressão do oral – 4 horas; . leitura – 4 horas; . produção e compreensão da escrita – 4 horas; . conhecimento explícito da língua – 4 horas; . Componente prática – definição de trabalhos a produzir / partilha de materiais – 6 horas; . Avaliação da ação – 1 hora.Nota: Esta sessão servirá para aferir os resultados da ação, os materiais produzidos e sistematizar as reflexões finais. 2)COMPONENTE NÃO PRESENCIAL . Produção das sequências didáticas e materiais a disponibilizar na palataforma MOODLE / discussão das conclusões através de fórum - 25 horas. Nota: Prevê-se uma sessão final de 4 horas para, presencialmente, aferir os resultados da ação, os materiais produzidos e sistematizar as reflexões finais. |
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Razões |
Na sequência da homologação do Novo programa de Português para o ensino básico e consequente implementação do mesmo, sentiu-se, a nível local, a necessidade de proporcionar aos docentes de língua portuguesa / português um contacto mais profundo com os princípios que estiveram na base da conceção do programa e com as metodologias de trabalho por ele preconizadas, a fim de serem trabalhados os conteúdos discriminados.
Assim, torna-se premente disponibilizar formação, em contexto oficinal, destinada aos docentes que ainda não tiveram esta oportunidade de reflexão, prática e construção de recursos, com o intuito de promover atitudes de mudança e problematização conjuntas. Pretende-se, assim, que os docentes conheçam as novas propostas e as práticas pedagógicas sugeridas, que se apropriem dos avanços metodológicos da didática da língua portuguesa, incorporando contributos de outras áreas do saber, da didática da literatura, tendo em vista a produção de materiais, documentos e planificações assentem numa perspetiva transversal, ou seja, que sejam do conhecimento dos professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclo.
A metodologia proposta (oficina),revela-se uma boa estratégia para veicular formação dirigida a escolas e a contextos educativos específicos, tendo como meta a melhoria das práticas letivas e a intervenção conjunta dos corpos docentes dos três ciclos de ensino.
A forma como o texto programático surge estruturado numa lógica de ciclo, torna ainda mais pertinente a observação dos objetivos esperados no fim de cada ciclo de ensino e a organização do processo de ensino aprendizagem segundo alguns princípios importantes: programa centrado em descritores de desempenho; perfil de saída de um aluno no final da escolaridade básica e princípio da progressão.
Pretende-se, desta forma, abordar o Novo Programa de Português para o ensino básico tendo em conta a continuidade e a rutura em relação a propostas anteriores, de forma a promover a mudança gradual de práticas que se enquadrem na filosofia subjacente ao documento.
Esta ação destina-se, por isso, a docentes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e tem como objetivos:
. a análise e comentário de documentos de referência e de apoio;
. construção, testagem e reformulação de novos materiais pedagógicos;
. partilha de materiais;
. construção e organização de um portefólio final
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Efeitos |
Esta formação tem como finalidade a apropriação e produção de técnicas e estratégias facilitadoras da operacionalização do novo programa de português, assente na reflexão sobre metodologias, estratégias,
materiais e abordagens inovadoras.
Obedecendo a uma orgânica por ciclo, opção que se demarca das propostas anteriores, o novo programa procura traduzir “uma progressão constante” entre ciclos, “obrigando a uma gestão curricular nos momentos de passagem entre eles”, gestão esta que se pretende cuidada e ponderada. Por isso, os professores envolvidos, deverão cultivar uma relação ativa com os documentos produzidos.
Para que tais objetivos se cumpram, será necessário envolver os docentes na produção de e reflexão sobre sequências didáticas e análise de materiais que vão ao encontro desta articulação entre competências e conteúdos.
Assim, os formandos deverão:
- refletir sobre a sua prática pedagógica de modo a adequá-la aos novos pressupostos programáticos;
- conceber sequências de ensino/aprendizagem que espelhem a gestão do programa de acordo com a especificidade do público-alvo e contexto em que este se insere, incidindo nos descritores de desempenho;
- produzir materiais/recursos e partilhar outros já utilizados, que exemplifiquem boas práticas ou que se prestem a uma análise em termos de eficácia e pertinência, assente na experiência dos docentes;
- reformular materiais já produzidos em função dos conteúdos abordados na ação.
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Avaliação dos formandos |
Avaliação individual do trabalho oficinal produzido(identificação e utilização pedagógico-didática em contexto educativo dos conteúdos relacionados com a articulação vertical dos conteúdos programáticos de Lingua Portuguesa na transição dos ciclos dentro da escolaridade básica), avaliado e classificado na escala de 1 a 10 valores, em conformidade com o RJFCP e com as Cartas circulares do CCPFC e do CCPFC
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Calendarização/Horário |
Início a 21-05-2012 das 17:00 às 20:00.
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Local de realização |
Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia |