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29NF2012 - A Articulação Vertical e a implementação do novo programa de português do ensino básico – metodologias e práticas

 

Número da Ação

29NF2012

Registo de acreditação

CCPFC/ACC-70524/12 - Modalidade: Oficina de Formação

 

Duração e Créditos

Horas Presenciais: 25 horas

Horas de Trabalho Autónomo: 25 Horas

Total de Créditos: 2 Créditos

Formadores responsáveis

João Luís Salgueiro Moreira

 

Destinatários

Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300

 Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300

Nº de Formandos:

Mínimo: 10 - Máximo: 20

Critérios de seleção

1. Docentes do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia

 

 

Conteúdos

documento que merece uma análise que assente nos seus aspetos conservadores e inovadores. Além disso, visto que o programa da disciplina está organizado por competências, dever-se-á contemplar tempo para a compreensão e produção do oral; leitura; produção e compreensão da escrita e conhecimento explícito da língua.

ESTRUTURA DA AÇÃO:

1)COMPONENTE PRESENCIAL:

. Apresentação da ação – 1 hora;

. Conhecimento dos conceitos-base do programa e enquadramento – 1 hora;

. As competências básicas:

. compreensão e expressão do oral – 4 horas;

. leitura – 4 horas;

. produção e compreensão da escrita – 4 horas;

. conhecimento explícito da língua – 4 horas;

. Componente prática – definição de trabalhos a produzir / partilha de materiais – 6 horas;

. Avaliação da ação – 1 hora.Nota: Esta sessão servirá para aferir os resultados da ação, os materiais

produzidos e sistematizar as reflexões finais.

2)COMPONENTE NÃO PRESENCIAL

. Produção das sequências didáticas e materiais a disponibilizar na palataforma MOODLE / discussão das

conclusões através de fórum - 25 horas.

Nota: Prevê-se uma sessão final de 4 horas para, presencialmente, aferir os resultados da ação, os materiais

produzidos e sistematizar as reflexões finais.

Razões

Na sequência da homologação do Novo programa de Português para o ensino básico e consequente implementação do mesmo, sentiu-se, a nível local, a necessidade de proporcionar aos docentes de língua portuguesa / português um contacto mais profundo com os princípios que estiveram na base da conceção do programa e com as metodologias de trabalho por ele preconizadas, a fim de serem trabalhados os conteúdos discriminados.
 
Assim, torna-se premente disponibilizar formação, em contexto oficinal, destinada aos docentes que ainda não tiveram esta oportunidade de reflexão, prática e construção de recursos, com o intuito de promover atitudes de mudança e problematização conjuntas. Pretende-se, assim, que os docentes conheçam as novas propostas e as práticas pedagógicas sugeridas, que se apropriem dos avanços metodológicos da didática da língua portuguesa, incorporando contributos de outras áreas do saber, da didática da literatura, tendo em vista a produção de materiais, documentos e planificações assentem numa perspetiva transversal, ou seja, que sejam do conhecimento dos professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclo.
 
A metodologia proposta (oficina),revela-se uma boa estratégia para veicular formação dirigida a escolas e a contextos educativos específicos, tendo como meta a melhoria das práticas letivas e a intervenção conjunta dos corpos docentes dos três ciclos de ensino.
 
A forma como o texto programático surge estruturado numa lógica de ciclo, torna ainda mais pertinente a observação dos objetivos esperados no fim de cada ciclo de ensino e a organização do processo de ensino aprendizagem segundo alguns princípios importantes: programa centrado em descritores de desempenho; perfil de saída de um aluno no final da escolaridade básica e princípio da progressão.
 
Pretende-se, desta forma, abordar o Novo Programa de Português para o ensino básico tendo em conta a continuidade e a rutura em relação a propostas anteriores, de forma a promover a mudança gradual de práticas que se enquadrem na filosofia subjacente ao documento.
 
Esta ação destina-se, por isso, a docentes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e tem como objetivos:
. a análise e comentário de documentos de referência e de apoio;
. construção, testagem e reformulação de novos materiais pedagógicos;
. partilha de materiais;
. construção e organização de um portefólio final

Efeitos

Esta formação tem como finalidade a apropriação e produção de técnicas e estratégias facilitadoras da operacionalização do novo programa de português, assente na reflexão sobre metodologias, estratégias,
 
materiais e abordagens inovadoras.
Obedecendo a uma orgânica por ciclo, opção que se demarca das propostas anteriores, o novo programa procura traduzir “uma progressão constante” entre ciclos, “obrigando a uma gestão curricular nos momentos de passagem entre eles”, gestão esta que se pretende cuidada e ponderada. Por isso, os professores envolvidos, deverão cultivar uma relação ativa com os documentos produzidos.
 
Para que tais objetivos se cumpram, será necessário envolver os docentes na produção de e reflexão sobre sequências didáticas e análise de materiais que vão ao encontro desta articulação entre competências e conteúdos.
 
Assim, os formandos deverão:
- refletir sobre a sua prática pedagógica de modo a adequá-la aos novos pressupostos programáticos;
- conceber sequências de ensino/aprendizagem que espelhem a gestão do programa de acordo com a especificidade do público-alvo e contexto em que este se insere, incidindo nos descritores de desempenho;
 
- produzir materiais/recursos e partilhar outros já utilizados, que exemplifiquem boas práticas ou que se prestem a uma análise em termos de eficácia e pertinência, assente na experiência dos docentes;
 
- reformular materiais já produzidos em função dos conteúdos abordados na ação.

Avaliação dos formandos

Avaliação individual do trabalho oficinal produzido(identificação e utilização pedagógico-didática em contexto educativo dos conteúdos relacionados com a articulação vertical dos conteúdos programáticos de Lingua Portuguesa na transição dos ciclos dentro da escolaridade básica), avaliado e classificado na escala de 1 a 10 valores, em conformidade com o RJFCP e com as Cartas circulares do CCPFC e do CCPFC

 

Calendarização/

Horário

Início a 21-05-2012 das 17:00 às 20:00.

DATA

Entrada

Saída

Total de Horas

21-05-2012

17:00

20:00

3

28-05-2012

17:00

20:00

3

11-06-2012

17:00

20:00

3

25-06-2012

17:00

20:00

3

09-07-2012

17:00

20:00

3

04-09-2012

15:00

20:00

5

05-09-2012

15:00

20:00

5

TOTAL

25

Local de realização

Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia

 


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