Local: Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia
Formador(a): Nicolau João Gonçalves Borges
fcorreiacarvalho@gmail.com
238081392
http://www.cfaecentro-oeste.pt
Categorias: Pessoal Docente, Curso de Formação, Formação 2016
Etiquetas: Professores dos Ensinos Básico, Professores do Ensino Secundário
Visualizações: 18227
Número da Ação |
29NF2016 |
Formadores responsáveis |
Nicolau Borges |
Critérios de seleção |
Ordem de Inscrição
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Pagamento |
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Inscrições |
Formandos que frequentaram o evento, onde é divulgada a senha de inscrição
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Calendarização/Horário |
Início a 11-11-2016, das 09:00 às 23:30.
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Local de realização |
Auditório da Casa da Municipal da Cultura de Seia
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Destinatários |
Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Ensinos Básico e Secundário Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica):Sem Destinatários Nº de Formandos: Mínimo: 0 - Máximo: 0 |
Duração e Créditos |
Horas Presenciais: 15 horas Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas Total de Créditos: 0,6 Créditos |
Registo de acreditação |
CCPFC/ACC-88032/16 - Modalidade: Curso de Formação |
Conteúdos |
1 - Apresentação da ação de formação: programa, objetivos e metodologias - 1 hora. 2 - Introdução: O conceito (histórico e cultural) de jogo e de gamificação - 2 horas. 3 - O jogo na Literatura - 1 hora. 4 - O 'Jogo Politico' - 1 hora. 5 - Os jogos da vida: a vida como um jogo através dos tempos - 1 hora . 6 - O jogo, conceito desportivo. O caso do Futebol - 1 hora. 7 - Jogo e o debate politica à volta do jogo no séc. XIX-XX - 1 hora. 8 - O jogo do homem e o jogo do mundo - 1 hora. 9 - Jogos Populares - 1 hora. 10 - Jogos virtuais e a didática da História/ GAMIFICAÇÃO - 1 hora. 11 - Estratégias de guerra - 1 hora. 12 - ARS GRATIA ARTIS?O Lúdico e o lúcido no cinema - 1hora. 13 - Jogo dos espaços na arquitetura - 1 hora. 14 - Encerramento e Avaliação da ação de formação |
Razões |
Esta ação de formação resulta da disponibilidade de um conjunto de investigadores e de professores universitários de áreas do conhecimento tão dispares como da História, da Sociologia, da Cultura, da Política, da Ciência, da Educação, das utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, da arte, e de outras áreas do conhecimento relacionais, os quais se disponibilizaram a partilhar e socializar com os docentes dos ensinos básico e secundário o resultado das suas investigações e publicações científicas. O que se pretende com este curso, a realizar de forma intensiva, com recurso à participação dos investigadores que colaboraram na construção e socialização deste programa, é disponibilizar a todos os docentes participantes um conjunto transversal, inovador e inédito de informação histórica, cultural, social, científica, antropológica, didática e lúdica sobre o estado das temáticas “do jogo, e dos jogos”, de modo a que essa informação possa ser utilizada, de modo transversal e interdisciplinar, nas respetivas práticas letivas transferindo-as, assim, para o processo de ensino-aprendizagem. |
Efeitos |
- Sistematizar o estado da arte das temáticas do jogo, na sua relação com a História, com a Economia, com o Ensino e com as Mentalidades; - Problematizar as questões empíricas diretamente relacionadas com as temáticas do 'jogo-, visto, analisado e interpretado através dos tempos; - Sistematizar problemáticas sobre a temática do 'jogo' nas suas múltiplas acepções; - Conhecer as possíveis áreas privilegiadas de intervenção educativa na relação do “jogo” com a História (soceitais, mentais e culturais); - Aferir balanços possíveis e passíveis de aplicação transversal das temáticas do jogo(gamificação), nas práticas profissionais dos docentes; - Desenvolver novas competências letivas com recurso aos conhecimentos apreendidos nesta ação de formação; - Perspetivar novas abordagens multidisciplinares na e para a prática letiva. |
Avaliação dos formandos |
Cada formando elaborará um relatório individual escrito, inédito, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua(n.º 3 do artigo 20.º) e em conformidade com o Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio.Ter-se- á ainda em consideração as cartas circulares do CCPFC e o Regulamento Interno do CFAE nas questões relacionadas com a avaliação e certificação da formação contínua certificada pelo CCPFC. Distribuição dos pesos sobre as diversas componentes da formação de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: 10% Assiduidade; Trabalho Presencial 40%; Documento de Reflexão Crítica 50%. |