Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente As literacias digitais vão para além da capacidade de utilização dos computadores e dos dispositivos digitais, abrangendo um conjunto de competências que compreende a utilização e produção de artefactos digitais, processamento e recuperação da informação, participação em plataformas sociais e comunidades de aprendizagem e partilha (UNESCO, 2011). Neste sentido, e tendo em conta a autonomia e flexibilidade curricular, as aprendizagens essenciais e as orientações curriculares TIC para o 1.º ciclo, pretende-se contribuir para a capacitação dos professores deste nível de ensino para a adoção de estratégias enriquecedoras da aprendizagem com recurso às TIC, tendo em vista o estipulado no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. |
Objetivos a atingir Pretende-se que no final desta oficina os professores sejam capazes de: - Compreender as implicações dos normativos e documentos orientadores; - Conhecer métodos e estratégias para a integração de aprendizagem ativas com recurso às TIC em contexto educativo; - Experimentar e explorar tecnologias e recursos digitais de apoio a atividades de aprendizagem; - Desenhar e aplicar cenários de aprendizagem com integração das tecnologias; - Refletir sobre a aplicação destas práticas e analisar as potencialidades; - Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo na escola promotoras da integração de aprendizagem ativa; - Colaborar e partilhar experiências e recursos no grupo de formação e na comunidade educativa, presencial e online. |
Conteúdos da ação Módulo 1: Enquadramento e documentos orientadores (1 hora) Apresentação dos documentos orientadores: - Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - DL 55/2018 de 6 de julho; - Aprendizagens Essenciais das áreas curriculares do 1.º Ciclo; - Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo.
Módulo 2: AS TIC na articulação curricular (4 horas) - Cenários de aprendizagem e metodologias de aprendizagem ativas. - Apresentação, experimentação e análise de atividades integradoras das TIC nas diferentes componentes curriculares do 1.º ciclo e promotoras do desenvolvimento dos quatro domínios das Orientações Curriculares para as TIC do 1.º Ciclo. - Ferramentas digitais de suporte à aprendizagem ativa com as TIC. - Exploração da Plataforma de Recursos Educativos Digitais
Módulo 3: Atividades transdisciplinares enriquecidas com TIC (7 horas) - Planificação, conceção de recursos e atividades com as TIC mobilizadoras de aprendizagens das diferentes componentes do currículo em articulação com os domínios das Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo.
Módulo 4: Avaliação e conclusões (3 horas) - Apresentação e partilha das atividades desenvolvidas pelos formandos na oficina. - Reflexão e debate acerca das atividades e recursos desenvolvidos bem como dos resultados obtidos pela sua implementação em contexto do 1.º Ciclo.
|
Metodologias de realização da ação
Presencial |
|
Trabalho autónomo |
A componente presencial desenvolver-se-á em sessões presenciais conjuntas. Estas sessões serão intercaladas com sessões de trabalho autónomo e destinadas a: - apresentação e exploração das temáticas constantes dos conteúdos da ação; - realização de atividades práticas num ambiente colaborativo, de partilha e de reflexão; reflexão crítica sobre o desenvolvimento da componente de trabalho autónomo. As sessões presenciais encontram-se organizadas em 4 módulos distintos de acordo com o explicitado nos conteúdos. Haverá uma sessão presencial final para reflexão e debate acerca das atividades e recursos desenvolvidos. |
|
Trabalho autónomo: Implementação em contexto real de atividades enriquecidas com TIC que considerem as Aprendizagens Essenciais das áreas curriculares e os domínios das Orientações Curriculares; A componente de trabalho autónomo será apoiada pela plataforma LMS com interações entre formandos e o formador, criando-se comunidades de partilha de conhecimento. |
|
Regime de avaliação dos formandos Os formandos serão avaliados de acordo com o Despacho 4595/2015, de 6 de maio, através da escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua. A conclusão da oficina implica a obrigatoriedade da elaboração dos vários trabalhos propostos, bem como da aplicação das planificações realizadas em contexto sala de aula e ainda da elaboração de relatório de reflexão crítica.
Os trabalhos realizados pelos formandos serão alojados numa plataforma LMS e de acordo com os prazos estabelecidos. Cada módulo será avaliado de acordo com o contributo e qualidade da intervenção dos formandos para as atividades a desenvolver.
Serão considerados na avaliação dos formandos os produtos resultantes da aplicação dos conteúdos, numa ponderação de 60%, correspondendo os restantes 40% à componente de participação nas sessões. Os materiais resultantes serão tidos em consideração para integrar a Plataforma de Recursos Educativos a disponibilizar pela DGE.
|
Bibliografia fundamental |
UNESCO. (2011). Digital Literacy in Education. Retirado de: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002144/214485e.pdf Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (2017). Retirado de: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf |
Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Lisboa: Ministério da Educação. Retirado de: http://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/07/06/p/dre/pt/html |
Orientações Curriculares para as TIC no 1.º CEB. (2018). Retirado de: http://www.dge.mec.pt/noticias/tic-na-educacao/orientacoes-curriculares-para-tic-no-1o-ceb |
Aprendizagens Essenciais (2017). Retirado de: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico |
|