3BNF2020 - Projeto Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) para uma melhoria das práticas de avaliação das aprendizagens
Docentes de todos os Grupos Disciplinares-coordenadores de Departamento e Membros dos Conselhos Pedagógicos
Ficha da ação
Destinatários
Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Sem destinatários
Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 85
Duração
Horas Presenciais: 6 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
Registo de acreditação
CFAECO-ACD-02-2020 - Modalidade: Curta Duração
Conteúdos
1. Objetivos, organização e relevância do Projeto MAIA - 1h00;
2. Natureza e fundamentos da avaliação – 1h00;
3. Processos de avaliação pedagógica – 4h00: 3.1. Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa); 3.2. Feedback: natureza, distribuição e utilização pelos alunos e professores; 3.3. Aprendizagens Essenciais, critérios de avaliação, descrição de níveis de desempenho e Standards; 3.4.Processos de recolha de informação.
Razões
No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, foi definido o Projeto MAIA, que visa contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação.