Módulo I. Introdução à Literacia dos Oceanos, 1 sessão de 2 horas (2 horas)
Módulo II. Literacia dos Oceanos como ferramenta de ensino, 2 sessões de 2 horas cada (4 horas)
Módulo III. Aplicação de Estratégias Nacionais no ensino, 1 sessão de 2 horas (2 horas)
Módulo IV. Oceanos - Temas ambientais contemporâneos e emergentes, 1 sessão de 3 horas (3 horas)
Módulo V. Avaliação Final, 1 sessão de 1 hora (1 hora)
Total: 12 horas
Conteúdos Programáticos
No “Módulo I. – Introdução à Literacia dos Oceanos” será introduzido o conceito de Literacia dos Oceanos e serão apresentadas formas de incorporar os conceitos em ambiente escolar, com dicas, conselhos, referências e atividades.
I. Introdução à Literacia dos Oceanos 2 horas
1. Definição de Literacia dos Oceanos
2. Importância da Literacia dos Oceanos
3. Princípios da Literacia dos Oceanos
No “Módulo II. – Literacia dos Oceanos como ferramenta no ensino” serão apresentados recursos para uma “abordagem multi-perspetiva” capaz de promover competências interdisciplinares. Esta abordagem aliada à utilização de recursos multimédia permitirá a utilização do conhecimento de forma criativa, inovadora e intercultural, promovendo o desenvolvimento sustentável através da partilha de conhecimento.
II. Literacia dos Oceanos como ferramenta no ensino 4 horas
1. Recursos para uma abordagem interdisciplinar e multi-perspetiva
2. Recursos multimédia em Literacia dos Oceanos
No “Módulo III. Aplicação das Estratégias Nacionais no ensino” serão abordadas a Estratégia Nacional para o Mar (ENM) e a Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA) de forma a serem integradas no ensino como guias na seleção de áreas temáticas prioritárias.
III. Aplicação das Estratégias Nacionais no ensino 2 horas
1. Estratégia Nacional para o Mar (ENM)
2. Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA)
No “Módulo IV. – Literacia dos Oceanos – Questões Contemporâneas e Emergentes” serão introduzidas problemáticas atuais, convidando para o efeito investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente que farão uma introdução ao seu objeto de investigação. Os temas serão introduzidos de forma a realçar a interdisciplinaridade dos temas, fornecendo exemplos de como abordar a temática nas várias disciplinas.
IV. Oceanos - Temas ambientais contemporâneos e emergentes 3 horas
• Introdução
• Tema Aberto: “O Pescado e a Sobrepesca” ou “A Poluição e o Lixo Marinho” ou “Alterações Climáticas” ou “Espécies Invasoras”
Nota: a escolha do(s) tema(s) abordado(s) dependerá da disponibilidade dos investigadores do MARE.
No “Módulo V. – Avaliação final”, que corresponde à avaliação sumativa da formação, serão validados os conhecimentos, as capacidades e/ou aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação.
V. Avaliação final 1 hora
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