023A2018 - Implementação e Aplicação do CAF nos Agrupamentos de Escolas
Registo Acreditação |
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CCPFC/ACC-83353/15 |
Modalidade |
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Curso de Formação |
Destinatários |
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Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário |
Duração / Créditos |
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50 H / 02 UC |
Formadores |
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Carla Gonçalves |
Critérios de seleção |
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Docentes associados do AE Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha |
Conteúdos |
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1.Apresentação da ação de formação e Introdução à Gestão da Qualidade (3h);1.1.Conceitos;1.2.Modelos; 1.3.Sistemas de gestão da qualidade. 2.A gestão da qualidade nos serviços (6h);2.1.EFQM/CAF; 2.2.SERVQUAL; 2.3.BSC (Balanced Scorecard); 2.4. A exclusividade formal e a complementaridade prática entre sistemas; 2.5. Indicadores de desempenho e indicadores de perceção/satisfação: a importância das evidências e das medições. 3.A escola como organização e a educação como serviço (3h);3.1. Teorias e conceitos;3.2.A escola como organização: do “sistema fracamente acoplado” de Weick, às tipologias de Mintzberg; 3.3.Fatores organizacionais de eficácia educativa: os resultados da investigação internacional 4.A gestão por processos (3h);4.1.Conceito e classificação dos processos organizacionais;4.2.Os processos organizacionais num agrupamento de escolas 5.Investigar para conhecer a realidade do agrupamento (15);5.1.Métodos e técnicas de investigação em educação:5.1.1.A investigação quantitativa: recolha e tratamento de dados com o SPSS: estatística descritiva e teste de hipóteses (técnicas paramétricas e não-paramétricas);5.1.2. A investigação qualitativa: recolha e tratamento de dados: a análise documental, os grupos de discussão e a entrevista: a análise de conteúdo;5.1.3. A construção e validação de questionários;5.2. As “ferramentas” da qualidade na ótica da gestão da qualidade no serviço educativo: diagrama de causa-efeito (Ishikawa), fluxogramas, diagrama de relações, diagrama em árvore e análise SWOT. 6.A aplicação do CAF ao AERBP (16h);6.1.O processo de autoavaliação;6.2.Critérios de meios;6.3.Critérios de resultados;6.4.Sistema de pontuação no CAF;6.5.Planos de melhoria; 7. Autoavaliação vs Avaliação Externa (AE-IGEC) (3h);7.1. Metodologia da AE-IGEC;7.2. Quadro de referência da AE-IGEC; 7.3. Preparação de um quadro de apoio à AE-IGEC, tornando transparente o processo de autoavaliação, seus resultados e impacto. 8.Avaliação da ação de formação.1 hora |
Avaliação |
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Dada a natureza teórico-prática da ação de formação, a avaliação será realizada através da apresentação de um portefólio individual do formando, composto pelos materiais produzidos pelos formandos ao longo da ação. O referido Portfolio será avaliado e classificado conforme o Regulamento Jurídico da Formação Contínua dos Professores e as cartas circulares publicadas pelo CCPFC e pela DGAE sobre a avaliação da formação contínua dos professores. |
Calendarização |
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Início dia 05 de fevereiro, das 17:30h às 20:30h. |
Inscrições |
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Inscrições gratuitas em www.cfaecentro-oeste.pt, até 10 de janeiro de 2018 |
Local de realização |
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AE Rafael Bordalo Pinheiro-Caldas da Rainha |