016B2020 - Educação Inclusiva: Ação e Participação dos Docentes e dos Pais na Terapia das Crianças
De
22 Outubro 2020 19:00
às
22:00
Inscrição
Número da Ação
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016B2020
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Formadores responsáveis
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Carlos Simões e Dina Nogueira
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Critérios de seleção
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Docentes em Exercicio de Funções nas Escolas Associadas ao CFAE, por ordem de inscrição
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Pagamento
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Cofinanciada pelo programa POCH
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Inscrições
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De 26 de setembro a 20 de outubro, por ordem de inscrição limitada ao numero de vagas.
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Calendarização/
Horário
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Início a 22-10-2020, das 19:00h às 22:00h. * actualizado a 28/09/2020
DATA
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Entrada
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Saída
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Total de Horas
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22-10-2020
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19:00
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22:00
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3
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29-10-2020
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19:00
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22:00
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3
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05-11-2020
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19:00
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22:00
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3
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12-11-2020
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19:00
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22:00
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3
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19-11-2020
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19:00
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22:00
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3
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TOTAL
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15
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Local de realização
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E-learning
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Ficha da ação
Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Grupos 910, 920 e 930
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Professores dos Grupos 910, 920 e 930
Nº de Formandos:
Mínimo: 12 - Máximo: 16
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Duração
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Horas Presenciais: 15 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
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Registo de acreditação
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CCPFC/ACC-105550/19 - Modalidade: Curso de Formação
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Conteúdos
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1. Apresedntação da ação de formação - 1 hora
2. Educação Inclusiva: enquadramento, equipas, intervenções - 3 horas
3. Educação Inclusiva e trabalho interdisciplinar colaborativo - 3 horas
4. Terapia e Terapias Familiares: breve abordagem epistemológica e técnica- 3 horas
5. Prática da Terapia sistémica: a sua aplicação em contexto escolar - 4 horas
6.Avaliação da ação de formação- 1 hora
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Razões
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Articular a implementação do Decreto-lei nº 54 de 2018 com o trabalho de todos os intervenientes no processo e nos procedimentos de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais requer, em muitos casos, uma intervenção terapêutica com esses alunos, exigindo dos pais e dos docentes um conhecimento técnico que os comprometa com a inclusão e com o sucesso escolar das crianças e dos jovens.
Esta ação pretende informar e formar os docentes para as questões técnicas e de articulação entre a terapia familiar e a inclusão dos alunos no processo de ensino-aprendizagem com sucesso.
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Efeitos
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-Conhecer o decreto-lei nº 54 de 2018 e relação que estabelece com o trabalho e intervenção das equipas multidisiplinares;
-Aplicar estratégias de trabalho colaborativo no trabalho interdisciplinar a desenvover por todos os intervenientes no trabalho com alunos com necessidades educativas especiais;
-Apreender a sistémica da Terapia Familiar: conceitos e especificidades técnicas;
-Aplicar metodologias e estratégias de colaboração no desenvolvimento das terapêuticas recomendadas pelos técnicos especialistas.
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Avaliação dos formandos
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Relatório individual avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e demais cartas circulares do CCCPF e DGAE.
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Lista de Formandos Inscritos
Lista de Formandos Não Admitidos
Lista Formandos Admitidos