1. Quem é o contador de histórias e sua história.
1.1 Seleção documental: diversificação de suportes e valores das mensagens.
1.2 Seleção de textos e exercícios para ler em voz alta e em suportes variados.
1.3 Identificação de intenção persuasiva, valores e modelos projetados, sentidos poéticos e metafóricos.
1.4 Apropriação do sentido global de um texto.
1.5 Registos orais indutores de significantes.
1.6 A utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
1.7 Compreensão e expressividade.
(8 horas – presencial ou online).
2. A performance literária: O contemporâneo:
2.1 A história com livro, a leitura em voz alta, técnicas vocais, a importância da relação: livro,
voz, dicção, emoção e corpo na arte de contar histórias.
2.2 Semelhanças e diferenças: leitura em voz alta e narração oral: contar com livro e a oralidade.
(5 horas – presencial ou online).
3. Os vários pontos de partida para contar uma história:
3.1 Livro ilustrado, A ilustração/ uso e linguagem das imagens na leitura em voz alta e a narração oral.
3.2 A leitura e a escrita com domínio seguro da organização em parágrafos e dos mecanismos de coerência e de coesão textual.
3.3 Reescrita de textos com adequação ao contexto, a correção linguística (ortografia, e pontuação), potenciado o reconto oral e mantendo a coesão e coerência textuais: real, vivida ou ouvida.
3.4 Conto tradicional.
(5 horas – presencial ou online).
4. A oralidade, o conto tradicional, a importância da relação:
4.1 Oralidade, voz, dicção, emoção e corpo na arte de contar histórias.
4.2 Estilos da Arte de Contar: jogos e atividades para adaptar, transformar ou criar histórias.
4.3 Trabalhar uma história com livro ou sem livro: apresentação em grande grupo.
(7 horas – presencial ou online).
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