Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Sem destinatários
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Conteúdos
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- Contratualização dos objetivos e metodologia da oficina e sua planificação conjunta (1h)
- Abordagem reflexiva aos conceitos de currículo, mecanismos e processos implicados na aprendizagem (1h)
- Estilos diferenciados de aprendizagem, abordagens concetuais (1h)
- Abordagem reflexiva e contextualização da perspetiva inclusiva da educação – educação multinível; (1h)
- Diferenciação pedagógica e desenho universal para a aprendizagem – construção de percursos de aprendizagem (planificação a operacionalizar de aulas e dispositivos de avaliação) e reflexão critica (6h)
- As implicações pedagógicas na gestão curricular contextualizada a alunos com necessidade de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem (2h)
- Elaboração partilhada e cooperada de carta de princípios (conclusões das práticas diferenciadas desenvolvidas) (2h)
- Avaliação da oficina e hipóteses de continuidade formativa (1h)
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Razões
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A abordagem inclusiva da ação pedagógica nos contextos educativos exige uma intervenção curricular baseada em dinâmicas didáticas e metodológicas ativas e participativas, proporcionando condições para a aprendizagens de todos os alunos.
A diversidade de perfis e estilos de aprendizagem dos alunos, determina a adoção de estratégias pedagógicas diversificadas, através de métodos de trabalho cooperativo e projeto, diversificação de atividades e tarefas, processos de trabalho e de instrumentos de avaliação, de modo a que todos possam aprender melhor.
É neste contexto que se enquadra o definido nos Dec. Lei n.º 55/2018 e n.º 54/2018 de 6 de julho, preconizando a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem assente numa abordagem multinível, no reforço da intervenção curricular, no carater formativo da avaliação e nas atitudes e valores, com vista à concretização do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Preconiza, também, que a educação inclusiva constitui um pilar determinante no sentido da promoção da igualdade e a não discriminação, criando medidas de suporte como resposta à diversidade, eliminando obstáculos no acesso ao currículo e à aprendizagem de todos os alunos.
O reconhecimento dos professores como agente fundamentais para o desenvolvimento curricular e das aprendizagens essenciais implicam mudanças nas práticas e consequentemente a necessidade de formação, capacitando-os para a utilização de novas metodologias. As práticas centradas na transmissão de conteúdos que têm caracterizado o modelo de ensino tradicional não correspondem já à necessidade da sociedade atual e, sobretudo, da sociedade do futuro, o que implica novas formas de ensinar e novas formas de aprender.
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Efeitos
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- Construir abordagens didáticas centradas na diversidade dos alunos, reconhecendo e avaliando estilos de aprendizagem dos alunos;
- Desenvolver processos de aprendizagem ativa, participativa, cooperativa e criativa, criando planos de aula à luz do DUA;
- Promover a produção de recursos para uma avaliação centrada nas condições de e para a aprendizagem, nomeadamente construindo instrumentos de natureza formativa;
- Ser ativo sobre as práticas, elaborando planos de aula e analisando os seus efeitos.
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Avaliação dos formandos
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Participação e envolvimentos dos formandos nso trabalhos;
Avaliação e classificação dos trabalhos produzidos durante as sessões presencias e não presenciais com elaboração de portfólio, em conformidade com o Regulametno JUrídico da Formação Contínua.- Sessões de planificação e produção de materiais e recursos pedagógicos(planos de aula, dac´s, instrumentos de avaliação formativa);
- Planificação, Implementação e dispositovos de avaliação de aulas nas respetivas turmas;
- Sessões de discussão, aferição e partilha dos produtos elaborados.
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