A - Construção de narrativa ficcional – recursos e processo - 10 horas
1. O registo pessoal e a memória
Paris (emigração portuguesa)
Aquila (catástrofe natural)
Istambul (o acaso)
2. História das ideias
Atenas (Péricles e as origens da Democracia)
México (Eduardo Moctezuma e a reconstituição da identidade méxica anterior à conquista espanhola)
Roma (Adolfo Venturi e a organização do património nacional após a unificação italiana)
3. O cinema
Porto (Manuel de Oliveira)
Cidade Velha (Catarina Alves Costa)
Boston (Tim Burton)
Roma (Fellini, Nani Moretti, Abbas Kiarostami)
4. Poesia
Valparaíso (Pablo Neruda)
Ronda (Rainer Maria Rilke)
Lisboa (Herberto Helder)
5. Romance, Teatro
Tormes (Eça de Queiroz)
Veneza (Camilo Castelo Branco)
Macau (Agustina Bessa Luís)
Castelo Branco (Vicente Sanches)
6. Artes plásticas
Florença (Ghirlandaio)
Londres (Paula Rego)
Barcelona (os pintores de rua)
Roma (Camilla Claudel)
7. Arquitectura e urbanismo
Praga (Frank Ghery)
Sidney (Opera House)
Lourenço Marques/Maputo (Pancho Guedes)
Atenas (Acrópole, cidade dos deuses)
Rio de Janeiro (onde mora o povo?)
8. Histórias
Lisboa (o 25 de Abril)
Timor (a descolonização)
São Paulo (a democracia e a corrupção)
B – A cidade imaginária - 10 horas
1. A cidade do modernismo:
- As passagens de Walter Benjamim
- A teoria dos mundos paralelos (da science ficcion a Stephen Hawking) e da transição entre tempos (Woody Allen, Meia Noite em Paris)
B – A Cidade pós-moderna. Marc Augé perante os mitos da pós-modernidade
- Os não-lugares
- O tempo em ruínas
- Ressuscitado
C- Partilhas e Avaliação da formação - 5 horas
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