Conteúdos
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Serão abordados os seguintes temas: Enquadramento curricular: documentos de referência (DL nº54/2018; DL nº 55/2018; Perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória);
A avaliação Formativa e Avaliação Sumativa;
Critérios de Avaliação;
Alinhamento de Critérios de Avaliação: Critérios de Escola, Critérios de disciplina e Critérios de tarefa;
O uso das Rubricas no suporte à Avaliação Formativa e Avaliação Sumativa.
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Razões
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No quadro da reforma educativa, desencadeada pela publicação do PASEO, em 2017 e os Dec. lei nº 55/20218 e 54/2028 de 6 de janeiro, impõe-se que os professores aprofundem o seu conhecimento acerca dos pressupostos da política educativa em vigor e reflitam sobre as implicações práticas no domínio da avaliação pedagógica de forma a responderem às exigências da atualidade.
Nesta ação, será abordada a importância da Avaliação Pedagógica, assim como os princípios, conceitos e práticas de avaliação formativa e critérios de avaliação, bem como a pertinência do alinhamento de critérios de avaliação de escola, disciplina e de tarefa (Rubricas), à luz do Projeto MAIA. É uma ação destinada aos elementos permanente das EMAEI de todos os Agrupamentos de Escola da área do CFAE Centro Oeste, como suporte às adaptações na avaliação de alunos com medidas seletivas e adicionais.
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Efeitos
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Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica;
Contribuir para o reconhecimento da importância da definição/construção e alinhamento de critérios de avaliação de escola, disciplina e tarefa, para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
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