No contexto da implementação dos Dec. Lei n.º 55/2018 e n.º 54/2018, de 6 de julho, assume particular relevância o papel das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação inclusiva, no desenvolvimento de ações em cada agrupamento que apoiem e estimulem práticas inclusivas de educação e diferenciação curricular.
Numa primeira fase (2017/2018) este Centro de Formação desenvolveu dois programas de apoio aos elementos que constituem as EMAEI. Um dos programas foi destinado aos seus coordenadores perspetivando uma partilha de experiências e colaboração na construção destas equipas, o que contribuiu para o debate e reflexão de questões pertinentes, e o segundo programa foi dirigido a todos os elementos das EMAEI, sob a forma de seminários, abordando temáticas pedagógicas emergentes.
No prosseguimento da estratégia implementada, impõe-se, na atualidade, avaliar as práticas seguidas pelas EMAEI em cada agrupamento de escola, verificando os diversos estados de desenvolvimento da educação inclusiva e práticas pedagógicas adotadas.
Assim, este curso de formação pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido, partilhando as realidades de cada agrupamento e adotando estratégias para ajudar a mudar práticas, promovendo a qualidade do ensino e da aprendizagem assente numa abordagem multinível.
|