Conteúdos
|
Com esta oficina de formação pretende-se ajudar os formandos a: - refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que, com recurso a ferramentas e a ambientes digitais, promovam a qualidade do processo educativo; - construir um instrumento de diagnóstico, focado no contexto específico das escolas (SELFIE - Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies / Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras); - conceber um PADDE para a organização escolar, com base no diagnóstico Check-In (Ferramenta de Avaliação das Competências Digitais dos Docentes) e SELFIE; - implementar um PADDE, envolvendo os docentes em comunidades de prática, suportadas em trabalho colaborativo e interdisciplinar; - construir instrumentos de suporte ao acompanhamento e monitorização do PADDE; - avaliar e reformular o PADDE em função da adequação dos níveis de implementação e consecução das metas e objetivos definidos; - refletir sobre a utilização crítica do digital em contexto educativo.
|
Razões
|
O Plano de Ação para a Transição Digital, decorrente da Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, preconiza a transformação das escolas como forma de contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos, alicerçada no desenvolvimento do nível de proficiência digital dos docentes. Pretende, assim, a integração transversal dos recursos digitais nas práticas pedagógicas e profissionais dos docentes. Para tal, cada escola deverá elaborar o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), envolvendo dirigentes, docentes e alunos em todo o processo. Visando o desenvolvimento da proficiência digital das organizações escolares, esta formação tem como finalidade apoiar as escolas na elaboração do seu PADDE, auxiliando-as a pensar e a estruturar a escola, através de mecanismos de diagnóstico que lhes permitam definir metas e objetivos, bem como a implementar e monitorizar o plano de ação definido.
|