1. Apresentação da ação de formação: Objetivos, Metodologias e Avaliação. 1 hora
2. A perspetiva da intervenção multinível das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão. Reforçar a compreensão da importância das medidas universais, como um dos fatores determinantes para a melhoria da aprendizagem de todos os alunos- 4 horas;
3. O papel e intervenção dos professores de educação especial, psicólogos e outros técnicos, como facilitadores diretos e indiretos, da aprendizagem e inclusão de alunos mais vulneráveis.3 horas.
4. A importância das medidas seletivas e adicionais, com especial relevo para as Adaptações Curriculares Significativas e Aprendizagens Substitutivas, no enquadramento curricular das aprendizagens essenciais e perfil do aluno.3 horas
5. Os Planos Individuais de Transição para alunos a partir dos 15 anos e a sua importância curricular na base de competências sociais e laborais facilitadas da sua inclusão na vida pós-escolar. 3 horas
6. Avaliação diagnóstica dos alunos sinalizados, refletindo os seus processos e técnicas, considerando todos os fatores sistémicos e ambientais que possam influenciar as barreiras à aprendizagem.3 horas
7. O papel e ação das EMAEI no contexto mais geral da promoção da educação para todos, na equidade da ação pedagógica e na sensibilização para práticas de diferenciação e gestão curricular.3 horas
8. Construção de ações de formação, centradas em agrupamentos de escolas, alargando a reflexão a outros docentes (convite a formadores e especialistas). 4 horas.
9. Avaliação. Criticas, comentários, partilhas. 1 hora
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