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007A2022 - Práticas de avaliação formativa em ambientes digitais (Cancelado)
De
22 Março 2022 17:30
às
20:30
007A2022 - Práticas de avaliação formativa em ambientes digitais
Condições de Acesso
Critérios de seleção
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Docentes em Exercício de Funções no Agrupamento de Escolas D. João II, com senha de inscrição |
Pagamento
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Cofinanciada pelo programa POCH
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Inscrições
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Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores:
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
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Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica):
Sem destinatários
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Nº de Formandos:
Mínimo: 5 - Máximo: 20
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Calendarização e Local
Calendarização/
Horário
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Início a 22-03-2022, das 17:30h às 20:30h.
Data |
Início |
Fim |
Modalidade |
22-03-2022 |
17:30 |
20:30 |
E-learning |
29-03-2022 |
17:30 |
20:30 |
E-learning |
19-04-2022 |
17:30 |
20:30 |
E-learning |
02-05-2022 |
17:30 |
21:00 |
E-learning |
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Local de realização
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E-learning
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Ficha da ação
Número da Ação
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007A2022
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Formadores responsáveis
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Cristina Faria Santos
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Duração
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Horas Presenciais: 12,5 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 12,5 Horas
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Registo de acreditação
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CCPFC/ACC-110620/21 - Modalidade: Oficina de Formação
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Conteúdos
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1. Apresentação da ação de formação: Objetivos, metodologias, conteúdos e avaliação da ação de formação: 30 minutos
2. Definição de objetivos específicos do uso de plataformas e aplicações digitais em contexto escolar: 1 hora
3. Divulgação e partilha de recursos educativos digitais disponíveis na Internet: critérios de selecção: 2 hora.
4.Definição de etapas de uma sequência didática e formas de avaliação: 3 horas
5. Criação de recursos educativos e de instrumentos de avaliação: 5 horas
6.Avaliação da ação de formação: 1 hora
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Razões
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O contexto atual criou condições para a mobilização dos docentes para a utilização de plataformas de ensino à distância, as quais viabilizam uma série de instrumentos e práticas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem quer em contextos de ensino à distância, quer em contextos presenciais ou mistos. Deste modo, e paralelamente à capacitação tecnológica dos docentes, importa desenvolver trabalho no âmbito da capacitação pedagógica em contextos digitais.
Sendo a avaliação das aprendizagens escolares associada a uma melhoria da qualidade das aprendizagens, a ação centra-se no desenvolvimento de práticas de avaliação formativa em contexto digital, remetendo para um envolvimento e co-responsabilização dos vários intervenientes, promovendo a construção de recursos educativos e a criação de redes de trabalho colaborativo entre os docentes.
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Efeitos
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•Capacitar os docentes para a utilização das plataformas digitais de suporte à aprendizagem
•Criar recursos educativos em ambiente digital
•Caracterizar as funções da avaliação formativa em ambiente digital
•Usar instrumentalmente a avaliação enquanto reguladora da aprendizagem
•Construção de instrumentos e recursos educativos em ambiente digital
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Avaliação dos formandos
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Relatório individual avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e outros documentos enquadradores da avaliação e classificação da formação contínua(CCPFC e DGAE), com um peso de 40% na classificação final da oficina de formação. Classificação do portefólio digital do formando(individual), constituído pelos instrumentos de avaliação construidos em contexto do trabalho autónomo, com um peso de 60% na classificação final dos formandos, tendo como referência o enquadramento legal definido pelo CCPFC para a avaliação e classificação da formação contínua de professores, modalidade de oficina de formação.
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Lista de Formandos Inscritos
Lista de Formandos Não Admitidos
Lista Formandos Admitidos
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