A Escola Básica Integrada de Santo Onofre foi inaugurada em 23 de Setembro de 1993, segundo um modelo inovador na altura por reunir numa única instituição os três ciclos da escolaridade básica obrigatória, potenciando uma articulação de valências que desde cedo incutem rotinas e apegos promotores de conhecimento: o laboratório das ciências, a sala pi, salas multimédia,…
O contacto com alunos mais velhos tem desenvolvido o respeito e proteção pelos mais novos, ainda que em tempos escassos e pontuais.
Situada na periferia da cidade, no Bairro das Morenas, assistiu ao longo dos anos a uma progressiva requalificação deste espaço urbano, com a consequente dissipação do cunho distintivo que o identificava como uma zona de exclusão social, com uma população de fracos recursos económicos e culturais. O crescimento urbano e a redefinição da rede escolar conduziu a que, de uma população escolar inicialmente marcada localmente pela presença maioritária de alunos carenciados, se observe atualmente a proveniência de alunos de outras zonas da cidade, mais favorecidas, o que permite uma maior heterogeneidade na população discente.
A escola é constituída por dois edifícios: o edifício principal onde decorrem a maioria das actividades letivas e um pavilhão desportivo (construído em 2006), e vários espaços exteriores: o polidesportivo descoberto, o parque infantil, de apoio ao recreio dos alunos do primeiro ciclo de escolaridade e um parque pedagógico de caráter agrícola/ambiental.
No que diz respeito a equipamentos e recursos disponibilizados, destaque para a Biblioteca, integrada na rede nacional de bibliotecas escolares e para a sala Pi, espaço de experimentação/investigação de divulgação e de aprendizagem da Matemática de forma lúdica e divertida.
O 1º ciclo desenvolve as suas atividades letivas, bem como o tempo de recreio num espaço próprio. Contudo, há locais abertos, como a Biblioteca ou o Espaço + que promovem a investigação em atividades que tão bem multiplicam o lúdico e o saber. O refeitório e o bar convidam à satisfação e ao companheirismo.
Num propósito real de inclusão orgulha-nos a Unidade de Autismo que ajuda a crescer crianças de perfil diferenciador em práticas de comunidade escolar.
Convidamo-lo a uma visita.
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