Formador(es)
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Lina Rosária da Costa
"Professora de 3.º ciclo e ensino secundário desde 1987. Licenciada em Engenharia Química Industrial, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Mestre em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular e Avaliação, pela Universidade Técnica de Lisboa. Com experiência na formação inicial e aperfeiçoamento de formadores e formação contínua de professores. Atualmente, desempenha funções no CFAE Infante D. Pedro como Representante do Processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, integrando a Equipa Regional de LVT."
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Razões
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A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e
fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos
sistemas educativos. A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. Ou seja, a avaliação deve acompanhar todas as práticas pedagógicas e, em particular, os processos de ensino para que estes possam ser contínua e sistematicamente regulados e melhorados. Na verdade, o principal propósito da avaliação pedagógica é estar ao serviço da melhoria das aprendizagens e do ensino. Tem de ser um processo orientado para a inclusão dos alunos, isto é, para a sua plena integração nas escolas e no sistema educativo. Fernandes; D. (2019). “Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica” - Texto de Apoio"
A temática da avaliação pedagógica, constitui um pilar central do processo de aprendizagem dos alunos. Assumindo uma vertente formativa, sumativa ou com fins classificativos, a avaliação serve, sobretudo, para que os alunos aprendam melhor e para os professores diversificarem e adequarem os processos de ensino.
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