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1NDB2022 - Capacitação Digital de Assistentes Técnicos e Operacionais
De
16 Maio 2022 09:30
às
17:30
1NDB2022 - Capacitação Digital de Assistentes Técnicos e Operacionais
1 Turma – 20 Formandos
Inscrição
Número da Ação
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1NDB2022
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Formadores responsáveis
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Jorge Manuel da Fonseca Ramalho Pina
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Critérios de seleção
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Exclusivo* para Assistentes Técnicos e Coordenadores Técnicos dos Assistentes Operacionais, da área de intervenção do CFAE Centro-Oeste, por ordem de inscrição
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Pagamento
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Cofinanciada pelo programa POCH
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Inscrições
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De 9 a 17 de abril de 2022 |
Calendarização/
Horário
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Início a 16-05-2022, das 09:30h às 17:30h.
Peniche: 09:30h – 13:00h e 14:00h – 17:30h
Sessão nº
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Datas
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Nº de horas
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Sumário
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1
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16-05-2022
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7h
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- Introdução e enquadramento;
- Plataforma de gestão e apoio à Ação de Formação;
- Tecnologia e Segurança:
- Segurança – Porquê?
- Segurança – Riscos:
- Segurança – Prevenção.
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2
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23-05-2022
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7h
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- Avaria básicas e manutenção de equipamentos;
- Gestão de Correio eletrónico:
- Plataformas de correio eletrónico;
- Criar uma conta/Iniciar sessão;
- Gerir/personalizar uma plataforma de correio eletrónico;
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3
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30-05-2022
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7h
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- Exploração de plataformas de teletrabalho:
- Google Meet;
- Microsoft Teams;
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4
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06-05-2022
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4h
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- Exploração de plataformas de teletrabalho:
- Discussão em grupo e avaliação
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Total:
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25h
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Local de realização
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Escola Secundária de Peniche
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Ficha da ação
Destinatários
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Técnico Superior - Psicólogo, Chefe de serviços de administração escolar, Coordenador Técnico, Assistente Técnico, Assistente Operacional, Encarregado Operacional
Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 20
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Duração
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Horas Presenciais: 25 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
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Registo de acreditação
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DGAE/625/2021 - Modalidade: Curso de formação
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Conteúdos
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1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital.2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional.3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos.4. Profissionalidade : Exploração de estratégias de apoio ao ensino e à aprendizagem digital.5. Desafios no desempenho profissional : Exploração de estratégias de profissionalidade digital. Melhoria das abordagens de intervenção através de soluções digitais.6. Consolidação de atividades profissionais com tecnologias digitais em diferentes situaçãoes de intervenção profissional .7.Avaliação
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Razões
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O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia (doravante DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os Assistentes Técnicos e Operacionais desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos Assistentes do sistema educativo e formativo nacional e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de apoio e suporte ao ensino e à aprendizagem. Ambiciona-se, assim, criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos Assistentes. Os Assistentes Técnicos e Operacionais fazem parte das comunidades educativas e de aprendizagem assumindo-se como destinatários primordiais definidos pelo quadro Europeu de Competências Digitais para os Educadores, quadro definido pela Comissão Europeia e pelos programas nacionais de desenvolvimento da literacia digital dos cidadãos naicionais(INCODE)
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Efeitos
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Esta ação de formação pretende desenvolver com os Assistentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver a sua literacia digital.São objetivos específicos:- promover o desenvolvimento das CD dos asssitentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;- capacitar os assistentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes áreas de trabalho profissional;- capacitar os assistentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os assistentes para a implementação de atividades promotoras do desenvolvimento dos seus níveis de literacia digital.
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Avaliação dos formandos
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Ponderação:
Participação (%) : 4
Assiduidade (%) : 10
Teste escrito / Trabalhos (%) : 50
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Lista de Formandos Inscritos
Lista de Formandos Não Admitidos
Lista Formandos Admitidos
Apoios
Formador(es)
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Jorge Manuel da Fonseca Ramalho Pina