Programa
Dia 20 de julho, 4ª feira
Novos Recursos e Novas Estratégias. Um desafio criativo – total horas 7 horas
Manhã - (3h:30m) - Local: Gulbenkian
Sala 1 " Sala de aula do futuro: criatividade e inovação " – Hugo Dantas e Gill Leahy, Promethean - 90m
Sala 2 " Pedagogia interativa: o uso de instrumentos educativos específicos " Hugo Dantas e Gill Leahy Promethean - 90m
Réplica da Sala do Futuro de Atouguia da Baleia– ““Internet e ferramentas Web na educação do século XXI” (3 horas) Ana Batalha, Ana Matos e Carla Carriço
Tarde – (3h:30m) - Local: Gulbenkian
Sala 1 "Aprender a modelar e imprimir em 45 minutos" – Aurora Baptista
Sala 2 "Sucesso na educação: o espaço conta?" - Teresa Vendeirinho
Réplica da Sala do Futuro de Atouguia da Baleia – “Sala de Aula do Futuro: sistemas de avaliação de alunos ”.(3 horas) Ana Batalha, Ana Matos e Carla Carriço
Horário:
Manhã: 9:30h – 13:00h
Tarde: 14:30h – 18:00h
*Frequência dos workshops em regime de rotatividade | Informação a constar nas pastas a distribuir aos inscritos na ação de formação.
Dia 21 de julho, 5ª feira
Local: Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório 2
Tema: Education in the digital era: a good practices insight
Horário:
Manhã: 9:30h – 12:30h
Tarde: 14:30h – 17:30h

Inscrição
Número da Ação
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20NF2016 |
Formadores responsáveis
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Ana Margarida Silva Batalha |
Critérios de seleção
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Ordem de Inscrição
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Pagamento
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Gratuita
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Inscrições
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Até ao dia 15 de julho.
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Calendarização/
Horário
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Início a 20-07-2016, das 09:30h às 18:00h.
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Local de realização
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Fundação Calouste Gulbenkian
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Ficha da ação
Destinatários
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Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica):
Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 30
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Duração e Créditos
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Horas Presenciais: 15 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
Total de Créditos: 0,6 Créditos
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Registo de acreditação
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CCPFC/ACC-76427/14 - Modalidade: Curso de Formação |
Conteúdos
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1. Apresentação da ação:objetivos, conteúdos e metodologias;
2. Novos Recursos e Novas Estratégias. Um desafio criativo;
2.1 Conhecer os novos equipamentos tecnológicos educativos disponíveis para sala de aula;
2.2 Potencialidades educativas das novas tecnologias: novas estratégias no ensino criativo. Os objectivos pedagógicos. As estratégias de ensino-aprendizagem.
2.3 Experiencia em Inovação Pedagógica e novas metodologias de ensino.
2.4 Utilização e aplicação de novos sistemas de avaliação e de resposta dos alunos;
3. Os testes de escolha múltipla: como avaliar os vários níveis cognitivos de compreensão?;
4.Utilização e aplicação dos seguintes equipamentos;
5.Produção e aplicação de recursos pedagógico-didáticos para utilização com recurso aos equipamentos em referência;
6. Avaliação da formação.
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Razões
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(...)Um domínio de extrema importância no contexto da melhoria das aprendizagens dos alunos consiste no plano de formação a aplicar aos docentes nos domínios das didáticas específicas em articulação com a utilização dos meios tecnológicos da informação e da comunicação postos ao seu dispor. Essa formação será necessariamente faseada e no quadro legal em vigor, realizar-se-á em período não-letivo e implicará o aprofundamento da parceria que este agrupamento tem com o Centro de Formação de Professores do Centro-Oeste e com a empresa “Promethean”, com a qual estamos a envidar esforços no sentido de estabelecermos termos de cooperação proveitosa para os nossos alunos e salas de aula.
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Efeitos
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-Conhecer o funcionamento dos novos equipamentos.
-Construir instrumentos de avaliação com estes dispositivos.
-Planear atividades de aula com a utilização dos novos equipamentos.
-Produzir instrumentos de avaliação.
-Criação de recursos adequados ao software e hardware associados ao projeto.
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Avaliação dos formandos
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Relatório individual, com referência aos recursos elaborados em contexto da ação de formação, avaliado e classificado em conformidade com o RJFCP e com as cartas circulares regulamentares da avaliação da formação do CCPFC e do CCPFC/DGRHE.
Distribuição dos pesos sobre as diversas componentes da formação de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: 10% Assiduidade; Trabalho Presencial 40%; Documento de Reflexão Crítica 50%.
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