Conteúdos
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Sessão 1. Conceitos base. Metodologias, objetivos e avaliação da formação [3h]
Conceitos de: Criatividade; Educação; Comunicação; Literacia(s); Museu(s).
Sessão 2. Comunicação Inclusiva [2h]
Questões complexas: inclusão é mais que trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Públicos com NEE: ferramentas essenciais de trabalho.Conteúdos: conceitos de educação inclusiva e literacia; Necesssidades Educativas Especiais e literacia; Ferramentas técnico-pedagógicas(Transmedia).
Sessão 3. Oralidade : voz e corpo [5h] :Conteúdos e Contar histórias como ferramenta de comunicação(conceito de storysteller);
Ler em voz alta
Sessão 4. Educação para a cidadania. Projetos de Promoção da Literacia [2h]. identificação de práticas e programas disponíveis para apoio ao trabalho dos docentes em contexto de sala de aula;
Sessão 5. Arte e Ativismo, Modernismo e seus legados nos séculos XX e XXI [3h].Conteúdos: Modernismo: História e Arte. Recursos para a docência.
Sessão 6. Património, Arte e História Local na construção de identidades [5h].Conceitos de Património, Arte e História Local.conceito de Identidade.Recursos técnico-pedagógicos disponíveis nos territórios educativos dos docentes formandos.
Sessão 7. Conceção e Criação de Materiais Pedagógicos [4h].
Sessão 8. Avaliação da ação de formação - 1 hora
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Razões
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A crescente facilidade de acesso a equipamentos, redes e fontes de informação online tem reorientado as expectativas e as necessidades dos utilizadores, impulsionando a mudança das bibliotecas escolares no sentido do reforço do seu papel educativo e formativo e de uma maior ligação às problemáticas e metas curriculares das escolas.
Perante uma nova Era, em que a informação é cada vez mais abundante, complexa e disponível, independentemente de lugar e mediação, afigura-se indispensável dominar um conjunto de saberes relacionados com o uso da informação, a construção do conhecimento e o desenvolvimento de valores e atitudes, no âmbito dos quais as bibliotecas escolares passaram a deter um papel determinante.
Hoje, as bibliotecas são, cada vez mais, centros de aprendizagem onde, através da colaboração entre o professor-bibliotecário e os professores das turmas, se concretiza o ensino integrado de conhecimentos e capacidades transversais, indispensáveis ao desenvolvimento curricular e ao domínio das literacias do século XXI.
Não é só no contexto letivo e curricular que este trabalho se desenvolve. A revolução digital deu lugar a espaços fragmentados de acesso à informação e ao conhecimento e veio conferir um papel muito importante à aprendizagem não formal, que as bibliotecas, enquanto espaço formativo e de inclusão, também proporcionam e devem continuar a promover.
A publicação pela Rede de Bibliotecas Escolares do referencial Aprender com a biblioteca escolar, em experimentação num conjunto alargado de escolas, integra-se neste movimento geral de mudança e de resposta às novas exigências da escola e da sociedade, dotando as bibliotecas escolares de um conjunto de standards de aprendizagem, orientações e exemplos definidores da sua ação curricular e formativa no campo das literacias da leitura, dos média e da informação. Entre outros dados recentes, lançamento da Rede Regional de Bibliotecas Escolres dos Açores, em 2014, acentua a necessidade de formação neste campo.
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Efeitos
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Promover a reflexão e o conhecimento sobre museus, educação, comunicação e criatividade;
Incentivar estratégias mais qualificadas e eficazes de desenvolvimento de literacias por parte da escola, dos professores bibliotecários e dos docentes em geral.
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Avaliação dos formandos
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Relatório individual, sistémico e crítico, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da formação Contínua dos Professores e demais circulares emanadas pelo CCPFCP e pela DGRHE/DGE, referenciais da avaliação e classificado da formação contínua dos docentes. A classificação dos formandos será processada na escala de 1 a 10 valores, em conformidade, considerando ainda todos os outros itens enquadradores da avaliação e classificação da formação contínua dos professores.
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