01ND2017 - Comunicação Assertiva em Meio Escolar
8. RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO EM FUNÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES DA ENTIDADE PROPONENTE |
|||||
Todos os Agrupamento de Escolas valorizam a componente de formação dos seus profissionais, docentes e assistentes |
|||||
operacionais. |
|
|
|
||
Os assistentes operacionais são membros integrantes e ativos da comunidade escolar. O desempenho das suas funções |
|||||
requer que interajam na escola, tanto com os professores como com os alunos e demais membros da comunidade. Alguns autores |
|||||
reforçam o papel dos assistentes operacionais nas escolas, uma vez que supervisionam espaços e tempos de conflito potencial, |
|||||
como é o caso dos recreios e refeitórios. Como tal, a valorização pessoal e profissional dos assistentes operacionais é de extrema |
|||||
importância, uma vez que lidam diretamente com as crianças e com os jovens, acompanhando-os em atividades escolares diárias. |
|||||
Os Agrupamentos de Escolas recebem alunos de contextos familiares e sociais muito variados, sendo que a maioria dos |
|||||
encarregados de educação possuem como habilitação académica o 9º ano ou inferior. Assim, foi sempre imperioso realizar um Plano |
|||||
Anual de Atividades cultural, cientifica e socialmente diverso e enriquecedor, exigindo percorrer espaços geográficos diferentes, |
|||||
onde os assistentes operacionais são chamados a intervir. |
|||||
Comunicar torna-se uma arte ao aplicarmos as técnicas de comunicação assertiva no quotidiano organizacional.As posturas e o olhar dizem mais sobre as intenções |
|||||
do que as palavras e todas as técnicas, bem combinadas,são essenciais para se transmitir a mensagem desejada aos alunos e resolver potenciais conflitos. |
|||||
9. JUSTIFICAÇÃO DA AÇÃO EM FUNÇÃO DOS DESTINATÁRIOS |
|||||
Os Agrupamentos de Escolas associados realizam anualmente, no 1º período, o levantamento de necessidades de |
|||||
formação dos assistentes operacionais.O tema Comunicação Assertiva em Meio Escolar surge como primeira opção de |
|||||
formação, unanimemente considerado como muito importante e necessário. |
|||||
Nas escolas, o espaço de intervenção dos assistentes operacionais é muito diversificado (interior e exterior)), e o público |
|||||
também exige diferenças de atuação. Saber comunicar de forma eficaz e saber resolver conflitos, usando uma boa capacidade de |
|||||
comunicação, é fundamental pois, os assistentes operacionais:• estão muitas horas com as crianças;• podem ser os responsáveis por |
|||||
supervisionar as atividades que decorrem no final do dia escolar, altura em que todos (adultos e crianças) estão mais cansados; |
|||||
• supervisionam situações de atividade mais livre, como os recreios e os refeitórios; • podem supervisionar salas de aula e/ou salas de |
|||||
estudo na ausência do professor responsável. |
|||||
10. OBJETIVOS A ATINGIR |
|||||
Objetivo geral: |
|
|
|
||
• desenvolver nos participantes competências inerentes a uma comunicação assertiva. |
|||||
Objetivos específicos: |
|
||||
• identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo comunicacional; |
|||||
• comunicar com diferentes interlocutores; |
|||||
• desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis; |
|||||
• identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos assertivos. |