Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Grupos 400, 410, 600
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Professores dos Grupos 400, 410, 600
Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 20
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Conteúdos
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1.Apresentação da ação de formação - 30 m
2. A dimensão estética – análise e compreensão da experiência estética - 8 horas
O que é a arte? Qual a fonte de inspiração do artista? Aspectos inerentes ao processo criativo; O que é o Belo?
3. A arte: produção e consumo - 8 horas
Arte e Técnica; A reprodução das obras de arte; A fruição/contemplação das obras;
4. A arte: comunicação e conhecimento - 8 horas
A transmissão de conhecimento possibilitado pelas obras e pelos artistas; A arte como forma de interrogação sobre o mundo e o ser humano.
5.Avaliação da ação de formação - 30 m
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Razões
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Visa esta ação, facultar aos professores (do ensino básico e secundário, de Educação Visual, de Filosofia, de História da Cultura e das Artes e das Artes, em geral) uma formação que preencha algumas das suas necessidades de atualização em relação aos seus planos individuais de formação contínua, assim como, repensar estratégias didáticas e consequente reflexão sobre as mesmas.
Julgamos ser uma ação de formação pertinente, pois os materiais didáticos e pedagógicos que existem, para usarmos no contexto sala de aula, limitam-se aos manuais escolares, que apontam algumas pistas de implementação, mas são “parcos” no âmbito da reflexão sobre os caminhos a seguir. Com esta ação de formação pretendemos, para além da “construção” de suportes didáticos e pedagógicos para a transmissão de conteúdos programáticos, promovermos o debate e a reflexão sobre a sua utilização e ainda, uma abordagem que saliente a importância da educação artística como fonte de formação integral do ser humano (diálogo sensível / inteligível e o seu papel na formação da Pessoa).
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Efeitos
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Teóricos:
1. Problematizar e refletir o contributo das diferentes formas de expressão artística (escultura, pintura, cinema…), nas aprendizagens levadas a cabo pelos alunos;
2. Possibilitar um espaço de diálogo e partilha de experiências, entre todos os intervenientes na ação de formação, através do questionamento das relações entre a arte e a educação;
Práticos:
3. Mobilizar estratégias de intervenção, no contexto sala de aula, de ações didáticas, como facilitadoras do processo de construção do conhecimento;
4. Encontrar possíveis métodos de implementação na sala de aula (em conjunto com os participantes nas sessões) de conteúdos programáticos de diferentes disciplinas, inerentes à educação artística;
5. Elaboração, em conjunto, de material didáctico a utilizar na sala de aula com os nossos alunos.
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