1. Enquadramento | 4h
A gestão da inovação nas esco
A estratégia de inovação na educação: mecanismos de mercado, avaliação/indicadores, sistema de informação/tecnologia, investigação e desenvolvimento, organização escolar, política curricular.
2. A excelência organizacional | 8h
Resenha da gestão da qualidade
Os principais modelos internacionais da qualidade adotados nas instituições educativas, princípios, critérios e fases de implementação: ISO 9001, ENQA, CAF Educação, EQAVET, ISO 21001
A evolução da autoavaliação CAF Educação à adoção do modelo de excelência organizacional EFQM: fases e metodologias
Abordagem ao Modelo de Excelência da EFQM.
O processo de reconhecimento CAF, PEF, C2E, R4E
A dinâmica do processo de avaliação externa para o reconhecimento da implementação dos modelos e resultados.
CAF - A CAF (Common Assessment Framework) é um modelo europeu que serve para avaliar e melhorar o desempenho organizacional, tendo como referência os princípios da Excelência.
PEF - Processo de Feedback Externo da CAF para os utilizadores do modelo CAF. É coordenado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), que assume a responsabilidade de Organizador Nacional deste Processo.
C2E - O Committed to Excellence da EFQM é uma avaliação e sistema de reconhecimento que ajuda a apresentar uma iniciativa de excelência na organização com vista à obtenção de melhores resultados. É um projeto de aprendizagem baseado na ação, que envolve identificar, priorizar e implementar projetos de melhoria utilizando o Modelo de Excelência da EFQM e a lógica RADAR
R4E - Recognised for Excellence, destina-se a organizações, com experiência em Autoavaliação segundo o Modelo de Excelência da EFQM, incluindo todas as 32 partes de critério.
3. Plano de Inovação e Melhoria | 26h
Estratégias de inovação pedagógica
Desenvolvimento do plano de inovação e melhoria na estrutura R4E
Estruturar as ações do plano de melhorias, de acordo com a metodologia EFQM – R4E de modo a garantir o processo de reconhecimento.
A metodologia R4E Quick Check;
A metodologia de melhoria DMAIC que inspira o plano de melhorias: define o objetivo de melhoria, mede a situação atual e o desempenho, analisa a situação atual e a informação disponível para identificar a raiz do problema, implementa o plano de melhorias, verifica que o objetivo da melhoria foi atingido.
Avaliação e melhoria do desempenho
O processo de reconhecimento R4E – simulação: critérios, evidencias e escala de avaliação em auditoria
Análise das práticas de avaliação do desempenho para a consolidação de uma estratégia de avaliação integrada e partilhada
Processo de monitorização, estabelecer a matriz de indicadores relevantes nas diversas perspetivas do desempenho (do projeto educativo, do plano de atividades, dos resultados escolares, dos projetos de inovação, do plano de melhorias) e iniciativas de benchmarking.
Avaliação da Ação de formação - 2 horas
|