Uma vez que pretende desenvolver-se nos professores uma dinâmica de trabalho colaborativo, com tomada de decisões que implicam uma alteração na dinâmica na sala de aula, optámos por uma prepara um curso com sessões presenciais e online.
Estas horas online visam essencialmente proporcionar aos professores uma experiência de formação que poderá ser replicada com os alunos, para servir de exemplo a uma abordagem de sala de aula invertida.
A utilização de uma metodologia aprendizagem baseada em projetos (ABP) onde os conteúdos são apresentados de forma contextualizada, com uma aplicação real tendem a fazer mais sentido para as aprendizagens dos alunos. À medida que a investigação do projeto avança, os alunos sentem a necessidade de adquirir um conhecimento mais detalhado dos mesmos e progredir nas suas pesquisas e, consequentemente, conhecimento.
Assim, esta formação visa trabalhar estratégias que incentivem o trabalho colaborativo entre professores, assente na transversalidade dos currículos para a resolução de problemas do dia-a-dia. As áreas de competências do perfil do aluno elencada no mesmo documento operacionalizadas nas Aprendizagens Essenciais através dos descritores são comuns a todas as disciplinas vindo assim reforçar a necessidade de um trabalho de articulação entre as várias disciplinas, procurando desenvolver as diferentes competências referidas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Os conteúdos a abordar serão:
Módulo 1 – Metodologias de aprendizagens/estratégias ativas
a) Aprendizagem Baseada em Projetos;
b) Aprendizagem Baseada em Problemas;
c) Inquiry Based Learning;
d) Flipped Classroom;
Módulo 2 – Projetos nacionais e internacionais de curta duração
a) Conta-nos uma história
b) eTwinning
c) SeguraNet
d) Prémio Ilídio Pinho
e) Apps for Good
Módulo 3 – Metodologia de Aprendizagem Baseada em projetos (ABP)
a) Ferramentas web 2.0 para trabalho colaborativo
b) Fase da metodologia
c) Exemplos de projetos ABP
d) Planificação de um projeto
Módulo 4 – Tecnologias digitais e estratégias avaliação
a) Usar as tecnologias digitais na avaliação formativa e sumativa;
b) Criar ou facilitar abordagens de avaliação inovadoras.
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