Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Sem destinatários
Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 16
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Duração
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Horas Presenciais: 15 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
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Registo de acreditação
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CCPFC/ACC-104693/19 - Modalidade: Curso de Formação
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Conteúdos
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O curso encontra-se organizado em 4 módulos.
Módulo 1: Iniciativas da rede Insafe e do projeto SeguraNet. Linhas de apoio (Linha Alerta e Linha Internet Segura).
Módulo 2: Consciencialização sobre a utilização das tecnologias digitais e da internet pelos alunos. Reflexão sobre os desafios e riscos que as tecnologias digitais apresentam em meio escolar, em especial os dispositivos móveis e internet.
Módulo 3: Atividades de promoção da Literacia Digital e Segurança na Internet na biblioteca escolar e na disciplina de cidadania e desenvolvimento. Identidade, privacidade e pegada digital.
Módulo 4: Sensibilização da comunidade educativa para a Cidadania Digital - projetos no âmbito da segurança digital nas escolas.
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Razões
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O projeto SeguraNet (DGE) visa promover a Cidadania Digital, em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, referenciais e estratégias em vigor. O impacto das tecnologias na forma como acedemos à informação e conhecimento, como aprendemos e comunicamos é enorme, estando a Escola em posição privilegiada para consciencializar os jovens para a sua utilização segura, ética e responsável. É premente a sua atuação em questões ligadas à utilização da internet e tecnologias digitais que podem conduzir a comportamentos de risco. Assim, pela dinâmica, colaboração e transversalidade das suas funções, há que dotar os docentes de recursos e competências adequadas para a abordagem a estes temas nas atividades que desenvolvem.
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Efeitos
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No sentido de informar, sensibilizar e consciencializar a comunidade educativa para os desafios e riscos que as tecnologias e ambientes digitais apresentam, pretende-se promover a dinamização de diversos projetos e iniciativas nas escolas que proporcionem momentos de reflexão acerca das temáticas abordadas no curso. Pelas funções que desempenham, os professores destinatários da ação contactam com uma grande diversidade de contextos e conhecem os desafios relativamente à utilização das tecnologias com que as suas escolas lidam. Pretende-se que os professores reflitam sobre estas temáticas e que colaborativamente desenvolvam e implementem projetos contextualizados nas suas escolas, que promovam a Cidadania Digital e a Segurança Online.
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Avaliação dos formandos
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Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
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