ARTES VISUAIS
1. As Linguagens Visuais enquanto Comunicação: Domínios das Artes Visuais e suas interações; Manifestações artísticas; Modos de ver/Obra aberta/A metáfora na Arte/As diferentes representações.
2. A Gramática Visual na Composição: Os elementos estruturais da linguagem visual; A gramática da forma visual.
3. A Cor: Síntese aditiva e síntese subtrativa; Dimensões da cor; Contrastes de cor Valor simbólico da cor.
4. Narrativas visuais.
DANÇA
1. Dança em contexto educativo; Benefícios da dança (físico, emocional, social, criativo, cultural); Desenvolvimento e Motricidade Infantil; Rudolf Laban e a análise do movimento; Fases da aula (Inicial, Fundamental, Final); Materiais coreográficos: Corpo, Espaço, Tempo, Dinâmica e Relações.
2. Criatividade-Improvisação (sem a preocupação de reprodução) e Composição (para posterior repetição/reprodução); Estímulos (auditivos, visuais, temáticos, táteis, cinestésicos); Observação (diversas formas de dança, em diferentes contextos); Sentido estético.
EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO
1. A criança e o jogo dramático; Expressão Dramática versus Teatro; Evolução da Expressão Dramática no pré-escolar e 1.º ciclo.
2. Corpo e Movimento/Gesto/Objetos: representação corporal; o corpo como meio de expressão, comunicação e criação.
3. Corpo e Voz: respiração; voz; trabalho de dicção; corpo/voz como produtor de som.
4. Linguagem Verbal e Linguagem Não-Verbal - Jogo Dramático:
Improvisação: explorar atitudes e movimentos para exprimir sensações, emoções e ideias; reagir corporalmente de forma expressiva a estímulos exteriores.
Dramatização: leitura de textos dramáticos e a sua análise; participação na criação de histórias; construção da personagem; produção de uma apresentação/espetáculo.
MÚSICA
1. Exploração de materiais sonoros e musicais que estimulem a apreciação e fruição de diferentes contextos culturais, estilos, géneros, formas e tecnologias diferenciadas: Criação e Improvisação.
2. Exploração de códigos e formas diferenciadas de representação gráfica dos sons.
3. Técnicas de interpretação e de prática musical de conjunto: Vocal, Corporal e Instrumental.
4. Audição, análise e descrição de obras musicais, utilizando terminologia e vocabulário adequados aos diferentes elementos musicais: Timbre, Altura, Dinâmica, Ritmo e Forma.
5. Critérios básicos de escolha e seleção de canções e cantos rítmicos de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento musical dos alunos.
6. Relacionar conhecimentos específicos da área da música com as diferentes áreas do conhecimento.
|