Conteúdos
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Módulo 1. Que pessoas são estas tão estranhas que me são tão familiares? Diversidade, vulnerabilidades e comunicação com os outros. 3h
Módulo 2. Respostas inclusivas para a diversidade de alunos das escolas portuguesas século XXI: a) físicas: arquitetura, equipamentos, horários, calendários, outros; b) didáticas: recursos, estratégias, metodologias; c) humana: agente educativo, mediador, outros. Casos de estudo, tais como, por exemplo: Museu Gulbenkian, Fundação Serralves, Teatro em LGP, Ideia.pt, Bibliotecas Públicas, Programa RBE Todos juntos podemos ler, Dilfícil Leitura. 3h
Módulo 3. As bibliotecas escolares na aposta na escola inclusiva, nas equipas multidisciplinares e no trabalho em rede. Missão, visão, procedimentos, recursos. 3h
Módulo 4. Ferramentas de mediação inclusiva do livro e da leitura, 3h
Módulo 5. Ferramentas de mediação artística inclusiva, 3h
Módulo 6. Exercício der criação de propostas de oficinas ou outras atividades, a partir do conhecimento da mais-valia da diversidade dos alunos, articulando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, em formatos adequados a participação de docentes, não docentes, pais e outros, mobilizando os meios disponíveis para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa. (Parte I, 2h; Parte 2, 5h online), 7h
Total: 25h (20h presenciais, 5h online)
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Razões
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A população portuguesa em idade escolar regista um número considerável estudantes que sofrem de exclusão devido a diferenças cognitivas, motoras, culturais e outras, frequentemente associadas a limitações ou deficiências, que nós preferimos designar como alunos que necessitam de apoios educativos e sociais especializados (Melro, 2015; Melro e César, 2014).
Como sublinha o Decreto-Lei 54/2018, o trabalho com crianças e jovens que apresentam diferenças significativas relativamente ao perfil de aluno padrão requer formação atualizada e adequada dos docentes, devendo apropriar conhecimentos e desenvolver competências que os possibilite responde ás necessidades educativas e sociais destes alunos.
As bibliotecas escolares, na visão destas promovida pela RBE em Portugal desde 1996, assumem um papel triplo: recursos educativos para as práticas regulares na escola, sustentáculo de estratégias individualizadas de ensino e aprendizagem, e, ainda, dinamizadoras de formação contínua. Assim, confrontam-se com solicitações cada vez mais exigentes nestas matérias, assumindo-se como ferramenta de inclusão. O sistema educativo português apresenta claros progressos neste campo, mas também ainda muitas dificuldades em assegurar o sucesso escolar de todos, o que fundamenta a proposta de ofertas de formação nesta área. Assim, este curso poderá constituir uma ocasião de laboratório partilhado de projetos de colaboração ou de trabalho em rede de âmbito local, regional, ou outro, tendo por fito o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e melhoria das aprendizagens dos alunos.
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Efeitos
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Capacitar para os princípios e as práticas previstas no Decreto-lei 54/2018
Apropriar ferramentas pedagógicas diversificadas para conhecimento mais atualizado e melhor intervenção junto dos alunos, em particular dos que necessitam de apoios educativos e sociais especializados;
Abordar diferentes metodologias de intervenção, refletindo sobre os vários caminhos que se apresentam ao professor perante a diversidade dos alunos;
Partilhar saberes que se vão adquirindo pelas práticas e pelo trabalho com estes alunos;
Elaborar propostas de trabalho a desenvolver em contextos educativos formais que favoreçam a inclusão;
Contribuir para a afirmação de uma Escola mais inclusiva.
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Avaliação dos formandos
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A avaliação dos formandos foca a assiduidade e participação nas sessões, bem como a realização de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas ao contexto da sala de aula.
Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
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