Contextualização (1h)
Apresentação do modelo do Programa de Educação Artística.
Princípios orientadores do Programa de Educação Artística (PEA): Missão; Finalidades; Objetivos; Eixos de Intervenção; Etapas de intervenção: divulgação, implementação e monitorização/avaliação; Estratégias e metodologias de trabalho.
Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico. Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Educação Artística no 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico - Matriz Curricular.
Visualização de vídeos com diferentes intervenientes do PEEA de diferentes iniciativas
Residências Artísticas R-A, entre outras.
Atividade (2h)
Na 2ª parte, realização de atividades de referência do PEEA.
Referentes das quatro áreas artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), que exemplifique uma pedagogia centrada na pesquisa, na experiência e na exploração do mundo envolvente.
Metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade expressiva,
|