Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Técnico Superior - Psicólogo, Chefe de serviços de administração escolar, Coordenador Técnico, Assistente Técnico, Assistente Operacional, Encarregado Operacional
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica): Não de aplica
Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 20
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Duração
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Horas Presenciais: 25 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
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Registo de acreditação
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DGAE/625/2021 - Modalidade: Curso de formação
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Conteúdos
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1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital.2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional.3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos.4. Profissionalidade : Exploração de estratégias de apoio ao ensino e à aprendizagem digital.5. Desafios no desempenho profissional : Exploração de estratégias de profissionalidade digital. Melhoria das abordagens de intervenção através de soluções digitais.6. Consolidação de atividades profissionais com tecnologias digitais em diferentes situaçãoes de intervenção profissional .7.Avaliação
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Razões
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O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia (doravante DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os Assistentes Técnicos e Operacionais desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos Assistentes do sistema educativo e formativo nacional e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de apoio e suporte ao ensino e à aprendizagem. Ambiciona-se, assim, criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos Assistentes. Os Assistentes Técnicos e Operacionais fazem parte das comunidades educativas e de aprendizagem assumindo-se como destinatários primordiais definidos pelo quadro Europeu de Competências Digitais para os Educadores, quadro definido pela Comissão Europeia e pelos programas nacionais de desenvolvimento da literacia digital dos cidadãos naicionais(INCODE)
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Efeitos
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Esta ação de formação pretende desenvolver com os Assistentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver a sua literacia digital.São objetivos específicos:- promover o desenvolvimento das CD dos asssitentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;- capacitar os assistentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes áreas de trabalho profissional;- capacitar os assistentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os assistentes para a implementação de atividades promotoras do desenvolvimento dos seus níveis de literacia digital.
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Avaliação dos formandos
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Ponderação:
Participação (%) : 4
Assiduidade (%) : 10
Teste escrito / Trabalhos (%) : 50
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