Número da Ação
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23301
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Formadores responsáveis
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Ana Paula Mendes de Abreu António |
uração
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N.º horas acreditadas: 12 horas
Horas online assíncrono: 0 Horas
Horas online síncrono: 12 Horas
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Registo de acreditação
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CCPFC/ACC-119370/23 - Modalidade: Curso de formação
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Conteúdos
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1. Apresentação da ação/Intervenções iniciais 3 h; Sensibilização para as potencialidades da tecnologia de impressão 3D na criação de Produtos de Apoio inclusivos; Relação de necessidades de PA a modelar (Trabalho em grupo)
2. Apresentação de estudos de caso/ projetos testados, no domínio da inclusão 3,5h.
3. O itinerário da criação de um PA em 3D 4h.
4. Sessão - Avaliação de resultados 1,5h.
PROGRAMA DA AÇÃO
1.ª Sessão – 15 de nov. 2023
17.00h - Apresentação da ação/Intervenções iniciais (1h) – Vários
18.00h – “Sensibilização para as potencialidades da tecnologia de impressão 3D na criação de Produtos de Apoio Inclusivos” – CRTIC-CR (30 min)
18.30h – “Relação de necessidades de PA a modelar (Trabalho de grupo)” – Formandos (1,5 h).
2.ª Sessão – 22 de nov. 2023
17.00h – “Apresentação de estudos-caso/Projetos testados (no domínio da inclusão) ” –
Prof. Dr. Renato Bispo – IPL-ESAD (3,5h)
3.ª Sessão – 29 de nov. 2023
17.00h – “O itinerário da criação de um Produto de Apoio em 3D” –
Prof. Dr. Renato Bispo – IPL-ESAD (4h)
4.ª Sessão – 30 de nov. 2023
19.00h – “Avaliação de resultados” – CRTIC-CR (1,5 h)
Encerramento.
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Razões
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Trata-se de uma ação de formação proposta pelo CRTIC do território educativo do CFAE Centro-Oeste visando:
-dar resposta ao desafio da inclusão utilizando materiais e tecnologias sustentáveis;
-apostar na diferenciação metodológica apoiada em Produtos de Apoio personalizados e de baixo custo;
-saber organizar os recursos físicos e humanos existentes na escola de forma a propiciar ambientes cada vez mais motivadores da inclusão;
-refletir sobre as alterações que um novo paradigma tecnológico, social e educativo implica.
- a necessidade premente de atualização e aprofundamento de conhecimentos por parte dos docentes na área da educação inclusiva e tecnologias ao seu dispor..
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Efeitos
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Produzir alterações positivas no procedimento dos diversos atores na escola no domínio da inclusão;
Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de responder às necessidades individuais para atingir os objetivos educativos propostos;
Potenciar as competências dos docentes no sentido do aproveitamento das possibilidades que a tecnologia oferece;
Contribuir para uma abordagem mais proativa na busca de soluções criativas e diferenciadas.
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Avaliação dos formandos
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Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
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