CFAE CENTRO-OESTE

Plataforma de Formação

Moodle

Padlet

Pessoas 2030

Sitio

31NF2011 - ORGANIZAR, CONSTRUIR E UTILIZAR UMA BASE DE DADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Código da Acção

 

31NF2011

Registo Acreditação

 

CCPFC/ACC-65484/11

Modalidade

 

Oficina de Formação

Destinatários

 

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Duração / Créditos

 

25H+25H (Trabalho Autónomo)/2UC

Formadores

 

PEDRO JOSÉ VALINHA SAMPAIO/ CCPFC/RFO-00981/97

Critérios de selecção

 

 

1. Docentes do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia.

2. Docentes seleccionados pela Direcção do Agrupamento de Escolas.

 

Conteúdos

 

1. Apresentação da acção.

Definição do programa informático que irá ser utilizado.

Definição do campo de intervenção que irá ser utilizado como Base de Dados./2. A infra-estrutura mundial de comunicações (a rede das redes): A Internet. Abordagem técnica, protocolos, configurações, etc. Protocolos de rede utilizados por cada serviço; Lista e explicação dos programas necessários para criar páginas de informação./3. Entender as Bases de Dados, o caso do Access.

4.Criação de Bases de Dados. Ferramentas e Competências tecnológicas./5. Bases de dados de imagens em CDs e na Net; Bases de Dados em textos, em arquivos. Competências tecnológicas.

6. Bases de dados de imagens em CDs e na Net; Bases de Dados em textos, em arquivos. Competências tecnológicas./ 7. Bases de dados de imagens em CDs e na Net; Bases de Dados em textos, em arquivos. Competências tecnológicas./8.Bases de dados de imagens em CDs e na Net; Bases de Dados em textos, em arquivos. Competências tecnológicas./9.Trabalho Oficinal. Aplicação dos conteúdos teóricos e tecnológicos na construção de uma Base de Dados, definida em contexto de formação./10.Actualização de conteúdos: métodos manuais e métodos automáticos de actualização da informação trabalhada./11 (2,5H) – Apresentação do trabalho final. Auto avaliação e hetero-avaliação final. 

Avaliação

 

Avaliação em conformidade com os regulamentos induzidos pelo RJFCP e pelas cartas circulares do CCPFC, incidindo sobre o trabalho construído pelos docentes em contexto oficinal, traduzido numa avaliação final classificada na escala de 1 a 10 valores.

Inscrições

 

Entre os dias 23 e 27 de Março.

Pré-Requisitos

 

Ser Docente do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia e domínio da Informática na óptica do utilizador, a ser indicado pela Direcção do Agrupamento.

Calendarização e

Local de realização

 

Calendário a definir.

Sede do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia.



­