Licie Mottier Lopez - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Genève, 6 e 7 de julho 2023 - Figueira da Foz.
Lucie Mottier Lopez, uma das maiores referências atuais em educação, no mundo francófocono, iniciou o Encontro Nacional do Projeto MAIA com esta conferência, na qual apresenta o estado atual da arte, no que à avaliação pedagógica diz respeito. Uma avaliação que tem como objetivo apoiar as aprendizagens dos alunos, numa perspetiva inclusiva e, como o título bem expressa, sustentável. Apresenta-nos os fundamentos teóricos de forma diacrónica, na literatura francófona e anglófona, concluindo que "as práticas resistem", estando ainda as salas de aula longe de uma avaliação pedagógica (com função formativa e com função sumativa, de acordo com a intencionalidade) que vise, essencialmente, apoiar as aprendizagens de todos os alunos, orientada por critérios que permitam valorizar a qualidade das aprendizagens realizadas. Afirma que é preciso investigar os obstáculos e as alavancas para o desenvolvimento de uma cultura avaliativa, no contexto de uma educação inclusiva. Por isso, apresenta-nos caminhos de operacionalização, suscetíveis de transformarem as escolas em comunidades de prática.