1.Apresentação da ação de formação e Introdução à Gestão da Qualidade (3h)
1.1.Conceitos
1.2.Modelos
1.3.Sistemas de gestão da qualidade
2.A gestão da qualidade nos serviços (6h)
2.1.EFQM/CAF
2.2. SERVQUAL
2.3. BSC (Balanced Scorecard)
2.4. A exclusividade formal e a complementaridade prática entre sistemas
2.5. Indicadores de desempenho e indicadores de perceção/satisfação: a importância das evidências e das medições
3.A escola como organização e a educação como serviço (3h)
3.1. Teorias e conceitos
3.2. A escola como organização: do “sistema fracamente acoplado” de Weick, às tipologias de Mintzberg
3.3. Fatores organizacionais de eficácia educativa: os resultados da investigação internacional
4.A gestão por processos (3h)
4.1. Conceito e classificação dos processos organizacionais
4.2. Os processos organizacionais num agrupamento de escolas
5.Investigar para conhecer a realidade do agrupamento (15)
5.1. Métodos e técnicas de investigação em educação:
5.1.1.A investigação quantitativa: recolha e tratamento de dados com o SPSS: estatística descritiva e teste de hipóteses (técnicas paramétricas e não-paramétricas);
5.1.2. A investigação qualitativa: recolha e tratamento de dados: a análise documental, os grupos de discussão e a entrevista: a análise de conteúdo
5.1.3. A construção e validação de questionários
5.2. As “ferramentas” da qualidade na ótica da gestão da qualidade no serviço educativo: diagrama de causa-efeito (Ishikawa), fluxogramas, diagrama de relações, diagrama em árvore e análise SWOT
6.A aplicação do CAF ao AERBP (16h)
6.1. O processo de autoavaliação
6.2. Critérios de meios
6.3. Critérios de resultados
6.4. Sistema de pontuação no CAF
6.5. Planos de melhoria
7. Autoavaliação vs Avaliação Externa (AE-IGEC) (3h)
7.1. Metodologia da AE-IGEC
7.2. Quadro de referência da AE-IGEC
7.3. Preparação de um quadro de apoio à AE-IGEC, tornando transparente o processo de auto-avaliação, seus resultados e impacto.
8.Avaliação da ação de formação. 1 hora
|