07NF2016 - Colectivos
Coletivos em perspetiva
Este curso tem por objetivo reavivar o papel das experiências de intervenção coletiva no território artístico e revisitar a arte moderna e contemporânea através do conceito de “Coletivos”. A abordagem que iremos desencadear alia a perspetiva teórica, visitas comentadas e o diálogo sobre o tema, visando refletir sobre a dimensão histórica, política e artística da construção de movimentos e comunidades, projetos e discursos coletivos, desde as primeiras vanguardas à atualidade.
A partir desta proposta geral sobre o que significa pensar e agir coletivamente no mundo da arte, propõe-se uma reflexão focalizada em quatro questões centrais – exílio, coexistência utópica, intervenção comunitária e memória coletiva –, que nos conduzem na análise de antecedentes históricos, bem como na abordagem de modelos emergentes e experiências recentes de colaboração e criação de identidades partilhadas em espaços de trabalho comunitários.
Conceção e orientação
Sandra Vieira Jürgens (crítica, historiadora de arte e editora)
Este curso está creditado para professores dos grupos 200, 240, 300 e 600 (0,5 créditos) ao abrigo do protocolo de colaboração entre o Centro de Formação Centro-Oeste e o Descobrir - Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência.
QUANDO
6, 13, 20, 27 FEV, Sáb.
Das 14h30 às 17h30
Para saber mais sobre a orientadoraSandra Vieira Jürgense o seu trabalho clique no link do lado esquerdo.