Sitio

027A2018 - O Desenvolvimento Curricular em Artes – Metodologias e Práticas

 

Registo Acreditação

CCPFC/ACC-91043/17

Modalidade

Oficina de Formação

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do 1º CEB

Duração / Créditos

25 H / 02 UC

Formadores

Daniela Dionísio

Critérios de seleção

Educadores e Docentes do AE de Atouguia da Baleia

Conteúdos

Pressupostos teóricos •O conceito de Arte ao longo dos tempos. •O papel da Arte na formação das pessoas •O Sistema Educativo e as Artes: Períodos e características •Os conceitos de fantasia, imaginação e criatividade: pressupostos e mitos

Componente Artes Plásticas:•            O conceito de retrato e auto – retrato •A impulsividade do traço e a mancha livre •A cor enquanto forma •O arabesco e o sentido das proporções •O apuramento da forma - Encadeamento•           O volume e o espaço •A metáfora e metamorfose •A cor - Cromatismo heráldico, tonal, local e tímbrico

Componente Música •Técnicas de interpretação musical (vocal e corporal). •Técnicas básicas de ensaio e direção coral. •Modos de exploração de materiais sonoros e musicais com estilos, géneros, formas e tecnologias diferenciadas. •Exploração de códigos e formas diferenciadas de representação gráfica dos sons. •Audição, análise e descrição de obras musicais utilizando terminologia e vocabulário adequado. •Conceitos e estruturas que enformam e organizam as obras musicais. •Relações entre a música, as outras artes e áreas de conhecimento: semelhanças e diferenças técnicas, estéticas e expressivas.

Componente Dança •Vocabulário Motor Específico da Dança:•Movimentos básicos locomotores - Deslocamentos quedas e outras Ações/Gestos. •Movimentos básicos não locomotores – realização de ações/gestos com ausência de locomoção. •Posições estáticas (estátua) e equilíbrios. •Elementos técnicos da Dança• “Componentes” Fundamentais da Dança: •O Corpo, o Espaço, o Tempo, a Dinâmica e as Relações. •Técnicas de Construção Coreográfica: (desenvolvimento da criatividade) •Exploração do movimento (busca/procura).•                Improvisação do movimento, de frases e sequências de movimento (invenção, conceção). •Composição de sequências lógicas de movimentos (construção, produção, combinação).•            Dança enquanto Forma de Arte: •Análise, Compreensão e Apreciação da Dança através da observação e discussão de materiais coreográficos.

Componente Expressão Dramática/Teatro •Criação e comunicação: Voz, Movimento, Coordenação Interpretação/ representação - •Multiplicidade de jogos de improviso dramático (espontâneo ou orientado) enfatizando contrastes e intenções opostas. •Capacidade de escuta e de resposta. •Relação do próprio no espaço de representação e com os outros elementos, “atores”, objetos e audiência. •Espaço de representação •Explicitação dos diferentes espaços cénicos:•               Convencionais •Não convencionais •Cenário •Narrativa:•Construção de histórias faladas (breves frases ou sons) •Construção de diálogos •Construção de cenas. •Escrita criativa. •Diferentes finalizações para uma história •Improvisação de monólogo.

Avaliação

Assiduidade; Produção de trabalhos e/ou materiais; Reflexão crítica.

Calendarização

 Inicio a 7 de março, às 16:45h

Inscrições

Inscrições gratuitas em www.cfaecentro-oeste.pt, até 20 de janeiro

Local de realização

AE de Atouguia da Baleia

Sala 28

POCH PT2020 FSE


­