Sitio

014A2018 - Tecnologia e Práticas Pedagógicas Promotoras do Sucesso Escolar

 

Registo Acreditação

CCPFC/ACC-89757/17

Modalidade

Oficina de Formação

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

Duração / Créditos

25 horas | 02

Formadora

MARIA CLARA LOPES

Critérios de seleção

Docentes associados, por ordem de inscrição.

Conteúdos

1ª Sessão – 2:30h: Enquadramento da formação. (10 minutos).Apresentação dos objetivos da formação, cronograma, critérios de avaliação. (30 minutos).Apresentação de boas práticas de utilização das TIC em sala de aula. (30 minutos).Breve introdução ao conhecimento e partilha de plataformas digitais, open source, com recursos didáticos em linha. (30 minutos).Plataformas Digitais – exploração do perfil do aluno. (35 minutos).Exploração da Plataforma Moodle da Formação. (15 minutos)

2ª Sessão – 2:30h: Plataformas Digitais – continuação da exploração do perfil do aluno. (30 minutos); Plataformas Digitais– exploração do perfil do professor. (120 minutos)

3ª Sessão – 2:30h.1 - Trabalho colaborativo e trabalho de projeto; construção / adaptação de cenários de aprendizagem; aprendizagem personalizada e autónoma; ferramentas e metodologias de trabalho adequados ao ensino. (30 minutos).2 - Experiências de outros países; Como utilizar os recursos disponíveis nas plataformas digitais em rede. (35 minutos).3 - Guias de Estudo para alunos: Apresentação (15 minutos); Trabalho prático em Grupo (45 minutos); Apresentação ao Grupo. Partilha na plataforma Moodle. (25 minutos);

4ª Sessão – 2:30h:1 – Exploração de Recursos de apoio ao professor. (30 minutos) 2 – Exercícios e Recursos das Plataformas Digitais – (30 minutos) 3 – Elaboração de sequências de aprendizagem e planeamento da utilização e adequação dos recursos  para a sala de aula: criação de planos e de cenários de aprendizagem, com identificação de objetivos, conteúdos didáticos, atividades, calendarização, avaliação. (90 minutos) Partilha na plataforma Moodle. 4 – Início da prática (aplicação) com alunos em contexto de sala de aula e de trabalho autónomo.

5ª Sessão –  2:30h: 1 - Exploração de Recursos Digitais – análise de relatórios de atividade dos alunos e utilização dos mesmos (30 minutos). 2 – Esclarecimento de dúvidas: técnicas e metodológicas (60 minutos). 3 - Elaboração de sequências de aprendizagem e planeamento da utilização e adequação dos recursos digitais para a sala de aula: criação de planos e de cenários de aprendizagem, com identificação de objetivos, conteúdos didáticos, atividades, calendarização, avaliação (60 minutos). Partilha na plataforma Moodle.

6ª Sessão – 2:30h: 1 - Partilha de experiências de concretização da utilização dos recursos digitais pelos alunos – trabalho em grupos de três formandos e apresentação dos resultados (90 minuto). Partilha na plataforma Moodle. 2 – Esclarecimentos de dúvidas: técnicas e metodológicas. (60 minutos)

7ª Sessão –  2:30h: 1 - Partilha de experiências de concretização da utilização dos recursos Digitais pelos alunos – trabalho em grupos de três formandos e apresentação dos resultados (60 minutos). Partilha na plataforma Moodle. 2 – Esclarecimentos de dúvidas: técnicas e metodologias. (30 minutos) 3 – Lançamento do desafio inter-turmas. Preparação de guias de estudo para o desafio (60 minutos). Partilha na plataforma Moodle.

8ª Sessão –  2:30h: 1 – Apresentação de resultados do desafio inter-turmas (15 minutos). 2 – Partilha de experiências do desafio (45 minutos). 3 – Partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas (60 minutos). Partilha na plataforma Moodle. 4 – Preparação das sessões finais de apresentação da experiência no projeto (30 minutos).

9ª Sessão –  2:30h: Apresentação dos recursos e dos resultados alcançados com a exploração e utilização dos recursos Digitais produzidos.

10ª Sessão – 2:30h: 1 - Apresentação dos recursos e dos resultados alcançados com a exploração e utilização dos recursos produzidos e testados. (105 minutos) 2 - Reflexão conjunta do trabalho desenvolvido (30 minutos) 3 - Avaliação da Ação pelos formandos. (15 minutos)

Avaliação

Trabalho oficinal produzido e relatório final

Calendarização

Fevereiro e Maio de 2018.

Inscrições

Inscrições (limitadas) gratuitas em www.cfaecentro-oeste.pt, até 11 de fevereiro de 2018

Local de realização

Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

 

 

POCH PT2020 FSE

Lista de Formandos Inscritos

 

Lista de Formandos Não Admitidos

 

Lista Formandos Admitidos



­