A ação de formação será desenvolvida numa perspetiva teórico-prática, privilegiando a articulação entre as aprendizagens adquiridas nas sessões presenciais e a realização de trabalho autónomo. As sessões presenciais conjuntas têm por objeto os seguintes conteúdos e respetiva carga horária:
1. Apresentação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – 2 horas;
2. Metodologia de implementação da componente curricular de ‘Cidadania e Desenvolvimento’: Whole School Approach – 5 horas;
3. Avaliação das aprendizagens dos alunos em ‘Cidadania e Desenvolvimento’ – 3 horas;
4. Domínios de Educação para a Cidadania, de acordo com os seguintes grupos:
4.1. Direitos Humanos (civis e políticos, económicos, sociais e culturais e de solidariedade); Igualdade de Género; Interculturalidade (diversidade cultural e religiosa); Instituições e participação democrática; Voluntariado – 6 horas;
4.2. Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Bem-estar animal – 3 horas;
4.3. Saúde (promoção da saúde, saúde pública, alimentação, exercício físico); Sexualidade (diversidade, direitos, saúde sexual e reprodutiva) – 3 horas;
4.4. Literacia financeira e educação para o consumo; Empreendedorismo (nas suas vertentes económica e social); Mundo do Trabalho – 3 horas;
4.5. Segurança rodoviária; Risco; Segurança, Defesa e Paz; Media – 5 horas.
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