19NFA021 - Ensino, Avaliação e Aprendizagem em Ambientes Digitais
De
12 Julho 2021 14:00
às
12 Agosto 2021 18:00
Condições de Acesso
Critérios de seleção
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Docentes Associados, em exercício de funções no Agrupamento de Escolas de Peniche, com senha de inscrição
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Pagamento
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Gratuita
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Inscrições
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Até dia 31 de julho de 2021 |
Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores:
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
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Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica):
Sem destinatários
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Nº de Formandos:
Mínimo: 5 - Máximo: 20
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Calendarização e Local
Calendarização/
Horário
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Início a 12-07-2021
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Local de realização
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Agrupamento de Escolas de Peniche
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Ficha da ação
Número da Ação
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19NFA021
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Formadores responsáveis
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Cristina Faria Santos e Carla Daniela Pereira Maia Ferreira
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Duração
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Horas Presenciais: 15 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 15 Horas
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Registo de acreditação
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CCPFC/ACC-110751/21 - Modalidade: Oficina de Formação
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Conteúdos
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1. Apresentação da ação de formação: Objetivos, metodologias, conteúdos e avaliação da ação de formação: 1 hora
2. Caracterizar as funções da avaliação: 2 horas
3. Clarificação dos conceitos de avaliação formativa e sumativa: 2 horas.
4. Criação de recursos educativos e de instrumentos de avaliação em ambientes digitais: 5 horas
5.:Construção de rubricas de avaliação: 4 horas
6.Avaliação da ação de formação: 1 hora
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Razões
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A ação centra-se no desenvolvimento de práticas de avaliação formativa em contexto digital, remetendo para um envolvimento e co-responsabilização dos vários intervenientes, promovendo uma reflexão sobre a importância do uso da avaliação ao serviço de melhores aprendizagens e a capacitação dos docentes para a utilização de recursos tecnológicos com fins pedagógicos, em ambientes digitais.
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Efeitos
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•Caracterizar as funções da avaliação
•Problematizar a relação entre os diferentes modos de avaliação e os seus efeitos na aprendizagem
•Usar instrumentalmente a avaliação enquanto reguladora do ensino e da aprendizagem
•Capacitar os docentes para a utilização das plataformas digitais como suporte à avaliação das aprendizagens
•Criar recursos educativos em ambiente digital
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Avaliação dos formandos
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Relatório individual avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e
outros documentos enquadradores da avaliação e classificação da formação contínua(CCPFC e DGAE), com um peso de 50% na avaliação dos formandos); Portefólio individual com os recursos de avaliação das aprendizagens produzidos pelos formandos em contexto de trabalho individual oficinal, com um peso de 50% na classificação final.
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Lista de Formandos Inscritos
Lista de Formandos Não Admitidos
Lista Formandos Admitidos