Número da Ação
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21701
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Formadores responsáveis
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Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro |
uração
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N.º horas acreditadas: 30 horas
DISTRIBUIÇÃO DE HORAS (FORMAÇÃO À DISTÂNCIA)
Horas online assíncrono: 15 Horas
Horas online síncrono: 15 Horas
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Registo de acreditação
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CCPFC/ACC-120140/23 - Modalidade: Curso de formação
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Conteúdos
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1.ª e 2ª sessões (3 horas síncronas + 4 horas assíncronas)
Razões que justificam a presença em linha da biblioteca escolar:
Apresentação dos formandos. Conteúdos, metodologia e avaliação dos formandos. Familiarização com a plataforma digital de suporte à oficina.
• A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. As prioridades de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares.
• Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital; Biblioteca híbrida do ponto de vista da conceção e dos serviços; Presença em linha e serviços de referência on-line.
•A presença em linha das bibliotecas escolares, uma visão global: propósito / públicos / objetivos / condições humanas e materiais / gestão.
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3.ª e 4ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares. Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das reflexões realizadas.
• Definição de uma estratégia de comunicação;
• Canais de comunicação • Definição de um canal principal
• Canais secundários a equacionar
• Serviços a desenvolver: Serviço de referência, a curadoria de conteúdos, tipos de recursos a disponibilizar, projetos desenvolvidos, serviço cultural, ...
• Ferramentas a utilizar
5ª e 6ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) - Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares II.
• Apresentação da reflexão realizada após as leituras propostas.
• Definição de uma linha editorial: identidade/ grafismo/ linguagem/ créditos.
• Serviço de referência a distância: chat, email, fórum, redes sociais, sistema de mensagem instantânea e mensagem áudio, videoconferência.
• Normas e princípios.
• Proteção de dados pessoais / política de privacidade
• Direitos de autor e direitos conexos
• Acessibilidades.
7.ª sessão ( 3 horas assíncronas) Consolidação da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das reflexões realizadas através das leituras e das dinâmicas propostas. .
• Indicadores de execução e de sucesso;
• Reporte;
• Evolução e melhoria.
8.ª sessão (3 horas síncronas) Apresentação da Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das propostas sobre a presença em linha a implementar;
• A necessidade da existência de um plano de conteúdos periódico;
• Elaboração de um plano de ação estratégico;
• Avaliação da ação.
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Razões
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O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 2) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos. Conjuntamente com esta formação, serão submetidas outras duas, articuladas ao nível da progressão dos conteúdos.
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Efeitos
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- Proporcionar o conhecimento relativo às orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para a presença em linha das bibliotecas, identificando os princípios teóricos e práticos subjacentes à sua implementação;
- Dotar os professores bibliotecários e outros intervenientes na gestão da presença em linha das bibliotecas escolares de conhecimentos,
metodologias e instrumentos necessários a essa implementação;
- Capacitar os professores bibliotecários e outros intervenientes para uma gestão crítica da presença em linha, assente na análise de indicadores e perspetivando sistematicamente a sua melhoria, tendo em vista a qualidade dos serviços prestados;
- Desenvolver as bibliotecas escolares de forma sustentada e estratégica, através da construção/ melhoria da sua presença em linha, melhorando o serviço prestado;
- Partilhar conhecimentos e experiências entre formandos;
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Avaliação dos formandos
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Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
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