07NF2012 - Expressão Dramática - A Importância Da Expressão Artística Nas Relações Dos Alunos Com O Contexto Escolar
Número da Acção |
07NF2012 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Registo de acreditação |
CCPFC/ACC-63254/10 - Modalidade: Curso de Formação |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Duração e Créditos |
Horas Presenciais: 25 horas Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas Total de Créditos: 1 Créditos |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Formadores responsáveis |
MAFALDA RAQUEL DIAS DOS SANTOS SALOIO |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Destinatários |
Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Nº de Formandos: Mínimo: 20 - Máximo: 30 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Critérios de selecção |
1. Docentes Associados, em exercício de funções no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina.
2. Ordem de inscrição.
3. Outros Docentes.
60 €/Por Transferência para o NIB 003501830006850893011 (obrigatoriedade de envio, do respectivo comprovativo através do formulário, "Envio do Comprovativo de Pagamento") ; Por cheque (à ordem do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro/CFAE); Por numerário, na Secretaria do Agrupamento, ou no CFAE. Inscrição online (obrigatória), em www.cfaecentro-oeste.pt.Inscrições até ao dia 09 de Abril.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Conteúdos |
1. Apresentação da acção - 1 hora - Sessão teórica
2. Jogos, exercícios e actividades de exploração/improvisação nos domínios:(6 horas - Sessões teórico-práticas)
•O indivíduo/ o grupo;
•Corpo;
•Voz;
•Espaço;
•Objecto;
•Sensações/emoções;
3. Jogos dramáticos - 8 horas - Sessões teórico-práticas.
4. Dramatização/Códigos Teatrais/Texto Dramático - 9 horas - Sessões teórico-práticas.
5. Avaliação da Acção - 1 hora.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Razões |
A importância da Expressão Artística nas relações dos alunos com o contexto escolar:
Com todos os apelos tecnológicos e virtuais que nos seduzem a toda a hora, importa repensar a educação e a escola, no sentido de reforçar a importância das relações humanas, da criatividade, da sensibilidade e dos valores.
A introdução de técnicas de expressão dramática nas salas de aula pode contribuir para uma melhor harmonia no grupo de trabalho, para a resolução de conflitos, para desbloqueios na comunicação, levando a uma melhor aprendizagem.
A educação do corpo, do gesto, da voz, da visão, das emoções e das relações afectivas, contribuem para um melhor desenvolvimento afectivo, social e intelectual.
A Educação Artística desperta para um pensamento criativo, ajuda a estruturar o equilíbrio emocional a conhecer e afirmar a identidade do aluno.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Efeitos |
-Desenvolver práticas dramáticas, competências criativas, estéticas, físicas, relacionais, culturais e cognitivas;
- Desenvolver a comunicação do eu com os outros, assim como a partilha do “meu” e do “teu” no contexto do grupo;
- Estimular e desenvolver o uso da imaginação num registo especificamente teatral, por meio da criação de acções físicas;
- Desenvolver a comunicação do eu com os outros. Assim como a partilha do “meu” e do “teu” no contexto do grupo;
-Despertar para a utilização da linguagem corporal e vocal na comunicação de sentimentos e ideias;
-Estimular a adaptação do aluno a diferentes grupos de trabalho, relacionando-se com os colegas sem discriminações;
-Enriquecer o uso da palavra através da sonoridade, dicção, ritmo, emoção;
-Romper com estereótipos culturais, preconceitos e bloqueios de relações;
-Explorar diferentes formas e atitudes corporais;
-Explorar individualmente e em grupo a utilização do espaço;
- Exercitar a capacidade de sonhar a partir de coisas simples;
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Avaliação dos formandos |
Relatório individual circunstanciado da formação bem como um plano de uma aula de Expressão Dramática, avaliados quantitativamente na escala de 1 a 10 valores, em conformidade com a legislação em vigor, nomeadamente o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e o referencial legislativo do CCPFC.
Distribuição dos pesos sobre as diversas componentes da formação de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: 10% Avaliação Presencial; Trabalho Presencial 40%; Documento de Reflexão Crítica 50%.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Calendarização/Horário |
Início a 17-04-2012 das 19:00 às 22:00.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Local de realização |
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro |
Formandos Inscritos
- 10513047 Susana Mateus Vieira Gomes
- 7750876 Maria de Lurdes Fojo Gomes Ferreira
- 4313260 Maria Clara Ribeiro Ramalho
- 04469532 Maria da Conceição Laureano de Sousa Mendinhas
- 5533331 Maria Dolores Silva Dias
- 4193676 Maria de Lurdes Paulo Costa
- 11042508 Nuno Miguel Ferreira Faustino
- 04406851 Helena Maria da Conceição Vicente Lourenço Mendes
- 6126656 Maria de Fátima Rodrigues Fernandes
- 10034747 João Alexandre da Ponte Ribeiro
- 10112821 Júlio José Cabral Bernardo
- 4244963 Maria Edite Almeida Rebelo
- 05222119 Maria Luisa Fernandes Pádua Nogueira
- 8248010 Anabela da Silva Gonçalves
- 11791165 Maria Helena Pereira Coito
- 08728944 Ana Paula Ferreira Presado Santos
- 10517785 Ana Teresa Benjamim Ribeiro Vieira
- 6601724 Ana Paula Rodrigues de Jesus Delgado
- 10761554 Carla Susana Rodrigues Barreto
- 4422835 Maria Graciete Sousa Mendes Pereira
- 9655593 Maria da Orada Gordo Chambel
- 11330225 Catarina Vicente Faustino
- 7140399 Tânia Marisa Rodrigues Ferreira Quaresma Moreira da Silva
- 12231426 Telma Lopes Caseirito