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07NF2012 - Expressão Dramática - A Importância Da Expressão Artística Nas Relações Dos Alunos Com O Contexto Escolar

 

Número da Acção

07NF2012

Registo de acreditação

CCPFC/ACC-63254/10 - Modalidade: Curso de Formação

 

Duração e Créditos

Horas Presenciais: 25 horas

Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas

Total de Créditos: 1 Créditos

Formadores responsáveis

MAFALDA RAQUEL DIAS DOS SANTOS SALOIO

 

Destinatários

Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Nº de Formandos:

Mínimo: 20 - Máximo: 30

Critérios de selecção

1. Docentes Associados, em exercício de funções no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina.
2. Ordem de inscrição.
3. Outros Docentes.
 
60 €/Por Transferência para o NIB 003501830006850893011 (obrigatoriedade de envio, do respectivo comprovativo através do formulário, "Envio do Comprovativo de Pagamento") ; Por cheque (à ordem do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro/CFAE); Por numerário, na Secretaria do Agrupamento, ou no CFAE. Inscrição online (obrigatória), em  www.cfaecentro-oeste.pt.Inscrições até ao dia 09 de Abril.

 

Conteúdos

1. Apresentação da acção - 1 hora - Sessão teórica
2. Jogos, exercícios e actividades de exploração/improvisação nos domínios:(6 horas - Sessões teórico-práticas)
•O indivíduo/ o grupo;
•Corpo;
•Voz;
•Espaço;
•Objecto;
•Sensações/emoções;
3. Jogos dramáticos - 8 horas - Sessões teórico-práticas.
4. Dramatização/Códigos Teatrais/Texto Dramático - 9 horas - Sessões teórico-práticas.
5. Avaliação da Acção - 1 hora.

Razões

A importância da Expressão Artística nas relações dos alunos com o  contexto escolar:
Com todos os apelos tecnológicos e virtuais que nos seduzem a toda a hora, importa repensar a educação e a escola, no sentido de reforçar a importância das relações humanas, da criatividade, da sensibilidade e dos valores.
 A introdução de técnicas de expressão dramática nas salas de aula pode contribuir para uma melhor harmonia no grupo de trabalho, para a resolução de conflitos, para desbloqueios na comunicação, levando a uma melhor aprendizagem.
A educação do corpo, do gesto, da voz, da visão, das emoções e das relações afectivas, contribuem para um melhor desenvolvimento afectivo, social e intelectual.
A Educação Artística desperta para um pensamento criativo, ajuda a estruturar o equilíbrio emocional a conhecer e afirmar a identidade do aluno.

Efeitos

-Desenvolver práticas dramáticas,  competências criativas, estéticas, físicas, relacionais, culturais e cognitivas;
- Desenvolver a comunicação do eu com os outros, assim como a partilha do “meu” e do “teu” no contexto do grupo;
- Estimular e desenvolver o uso da imaginação num registo especificamente teatral, por meio da criação de acções físicas;
- Desenvolver a comunicação do eu com os outros. Assim como a partilha do “meu” e do “teu” no contexto do grupo;
-Despertar para a utilização da linguagem corporal e vocal na comunicação de sentimentos e ideias;
-Estimular a adaptação do aluno a diferentes grupos de trabalho, relacionando-se com os colegas sem discriminações;
-Enriquecer o uso da palavra através da sonoridade, dicção, ritmo, emoção;
-Romper com estereótipos culturais, preconceitos e bloqueios de relações;
-Explorar diferentes formas e atitudes corporais;
-Explorar individualmente e em grupo a utilização do espaço;
- Exercitar a capacidade de sonhar a partir de coisas simples;

Avaliação dos formandos

Relatório individual circunstanciado da formação bem como um plano de uma aula de Expressão Dramática, avaliados quantitativamente na escala de 1 a 10 valores, em conformidade com a legislação em vigor, nomeadamente o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e o referencial legislativo do CCPFC.
 
Distribuição dos pesos sobre as diversas componentes da formação de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: 10% Avaliação Presencial; Trabalho Presencial 40%; Documento de Reflexão Crítica 50%.

Calendarização/

Horário

Início a 17-04-2012 das 19:00 às 22:00.

DATA

Entrada

Saída

Total de Horas

17-04-2012

19:00

22:00

3

19-04-2012

19:00

22:00

3

24-04-2012

19:00

22:00

3

26-04-2012

19:00

22:00

3

03-05-2012

19:00

22:00

3

08-05-2012

19:00

22:00

3

10-05-2012

19:00

22:00

3

15-05-2012

19:00

23:00

4

TOTAL

 

25

Local de realização

Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

 




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