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31NF2012 - O Jogo utilizado como metodologia educativa: ação, criatividade e desenvolvimento físico-cognitivo

De 04 Setembro 2012 09:00 às 04 Setembro 2012 18:00
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Número da Ação

31NF2012

Registo de acreditação

CCPFC/ACC-70748/12 - Modalidade: Curso de Formação

 

Duração e Créditos

Horas Presenciais: 25 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
Total de Créditos: 1 Créditos

Formadores responsáveis

ANA MARGARIDA DA MATA A. M. REIS

 

Destinatários

Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Grupos 100 e 110

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Professores dos Grupos 100 e 110

Nº de Formandos:

Mínimo: 20 - Máximo: 30

Critérios de seleção

1.Docentes em exercício de funções na área de intervenção do CFAE

2.Outros Docentes.

40€, pagos por transferência bancária para o NIB 003501830006850893011  (obrigatoriedade de envio, do respetivo comprovativo através do formulário, " Comprovativo de Pagamento"/no portal do CFAE); Por cheque (à ordem do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro); Por numerário, pagamento no CFAE.

 Inscrições até ao dia 02 de Setembro

 

Conteúdos

1. Apresentação da ação - 1 hora
2. Indicações metodológicas especificas no ensino do Jogo - 3 horas.
3.Metodologia do ensino do Jogo / orientações curriculares / programa - 3 horas.
4. O jogo na aula/ o jogo como atividade extra-curricular - 15 horas.
4.1. Termos técnicos.
4.2.Prática: Exercícios e jogos.
5. Avaliação da acção - 3 horas

Razões

Pretende-se com esta formação fazer uma abordagem ao JOGO, utilizando material diversificado (ex. reciclado), em espaços diferenciados (Ginásio, campo exterior, convento S. Miguel, Barragem do Rio Arnóia), de um modo criativo.
Com um modelo que evidencia o papel da criatividade no processo ensino aprendizagem, pretende-se motivar os docentes para a prática do jogo, integrando momentos de partilha de conhecimentos.
A utilização do Atelier Criativo, surge como um espaço onde se pode desenvolver um trabalho complementar aos conteúdos programáticos.
O Gira-Vólei (jogo coletivo praticado por centenas de crianças do oeste), surge como a primeira forma de aprender a jogar voleibol, e por isso nesta formação vão ser abordadas estratégias que proporcionem á criança a sua aprendizagem num envolvimento divertido, competitivo e motivador.

Efeitos

•Reconhecer o valor educativo do Jogo no desenvolvimento conceptual e motor;
•Contribuir para a descoberta da imagem corporal através do Jogo:
 - Abordar o jogo de Gira-vólei de forma simplificada, divertida e competitiva;
 - Conhecer as regras do jogo, propostas de abordagem, procedimentos técnicos.
•Promover a aquisição de competências de modo a estimular e consolidar a aplicação de metodologias no ensino do Jogo na escola;
•Utilizar espaços diferenciados, como meio de desenvolver um trabalho complementar aos conteúdos programáticos.

Avaliação dos formandos

Avaliação a realizar  em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua dos Professores, e com as cartas circulares do CCPFC e do CCPFC/DGRHE, na qual resultará uma classificação final  dos formandos(na escala de 1 a 10 valores), com os seguintes pesos: Assiduidade-10%; Participação/ Trabalho desenvolvido ao longo da acção-40%; Relatório individual Final-50%.

Calendarização/

Horário

Dias 04, 05 e 06 de Setembro.

Local de realização

Complexo Escolar do Alvito

 



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